Um negócio da China. Primeiro metro chinês já está a caminho do Porto

Um negócio da China. Primeiro metro chinês já está a caminho do Porto
| Porto
Porto Canal

A primeira das 18 composições compradas pela Metro do Porto por quase 50 milhões de euros já foi despachada pela chinesa CRRC Tangshan e já está a caminho de Portugal. O metro tem a capacidade para 334 passageiros e velocidade máxima de 80 km/h. Este é considerado o primeiro projeto de metro urbano da China a ser exportado para a União Europeia.

Em janeiro de 2020 a Metro do Porto celebrou um contrato com a fabricante estatal chinesa no valor de 49,6 milhões de euros, um valor mais baixo 6,5 milhões de euros do que o valor base do concurso lançado em 2018, e que inclui serviços de manutenção durante cinco anos. A composição do metro que está a caminho da cidade do Porto ficou pronta em julho deste ano tendo estado em testes na cidade de Tangshan.

As 18 composições compradas à empresa chinesa vão servir as duas linhas em construção, para acrescentar seis quilómetros e sete estações à rede, num investimento global na ordem dos 300 milhões de euros.

 

 

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.