Um negócio da China. Primeiro metro chinês já está a caminho do Porto

Um negócio da China. Primeiro metro chinês já está a caminho do Porto
| Porto
Porto Canal

A primeira das 18 composições compradas pela Metro do Porto por quase 50 milhões de euros já foi despachada pela chinesa CRRC Tangshan e já está a caminho de Portugal. O metro tem a capacidade para 334 passageiros e velocidade máxima de 80 km/h. Este é considerado o primeiro projeto de metro urbano da China a ser exportado para a União Europeia.

Em janeiro de 2020 a Metro do Porto celebrou um contrato com a fabricante estatal chinesa no valor de 49,6 milhões de euros, um valor mais baixo 6,5 milhões de euros do que o valor base do concurso lançado em 2018, e que inclui serviços de manutenção durante cinco anos. A composição do metro que está a caminho da cidade do Porto ficou pronta em julho deste ano tendo estado em testes na cidade de Tangshan.

As 18 composições compradas à empresa chinesa vão servir as duas linhas em construção, para acrescentar seis quilómetros e sete estações à rede, num investimento global na ordem dos 300 milhões de euros.

 

 

+ notícias: Porto

Porto. PSP detém dezassete pessoas em operação Stop

Dezassete pessoas foram detidas no sábado pela PSP do Porto no decurso de uma operação de fiscalização rodoviária que decorreu entre as 04:00 e as 09:00, anunciou, este domingo, a Polícia em comunicado.

Estádio do Dragão recebe iniciativa "Inovação Fora de Portas"

O reduto dos ‘azuis e brancos’ recebe, este domingo, a partir das 10h30, a iniciativa Inovação Fora de Portas, um projeto que pretende dar a conhecer a componente tecnológica da construção dos edifícios da cidade do Porto.

“Deu-me a resiliência para não querer voltar ao passado”. Restaurante no Porto emprega vítimas de exclusão social

O Torreão é um "restaurante pedagógico" nas Virtudes, no Porto, que há sete anos se atreveu a empregar vítimas de exclusão social. O sucesso do projeto de economia social vai ser replicado num lar de idosos em 2024.