Subcomissão Parlamentar dos Fundos Europeus e PRR visitaram o novo Bolhão
Porto Canal
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e Pedro Baganha, vereador do Urbanismo receberam na segunda-feira a Subcomissão para o Acompanhamento dos Fundos Europeus e do Plano de Recuperação e Resiliência. O Mercado do Bolhão, obra que beneficiou do financiamento de fundos comunitários foi alvo de visita.
A comitiva foi recebida no Paços do Concelho, Rui Moreira iniciou o seu discurso por realçar a importância do investimento na obra do mercado: “O Porto não podia perder este património histórico, cultural e afetivo. Isso seria uma desconsideração não só para os vendedores e comerciantes do Bolhão, mas também para o resto da cidade”.
Na visita para além de estar presente os deputados da Subcomissão para o Acompanhamento dos Fundos Europeus e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esteve também os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República e deputados do círculo eleitoral do distrito.
O presidente da Câmara salientou a importância de manter a estrutura do edifício e do “espirito comunitário do mercado” de modo a preservar economicamente os comerciantes. O autarca relembrou ainda que a obra, já esperada há mais de 30 anos, é um elemento identitário da cidade e por isso necessita de ser preservada.
Nuno Fazenda, presidente da subcomissão parlamentar da Assembleia da República destacou a importância do “acompanhamento no terreno dos projetos” beneficiados de fundos comunitários, dando como bom exemplo o Mercado do Bolhão. Fazenda ainda realçou o “impressivo número” de visitantes que o mercado tem tido – mais de 30 mil por dia.