Obras do metro deixam cicatrizes na cidade do Porto

Obras do metro deixam cicatrizes na cidade do Porto
| Porto
Porto Canal

As obras da Linha Rosa do metro Porto, entre São Bento e a Casa da Música, ficarão concluídas no final de 2024, e a expansão da Linha Amarela até Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, estará pronta no final de 2023. 

Entretanto, as obras que já estão em curso deixaram a cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia com cicratizes para recuperar. No centro do Porto, enquanto decorre a escavação arqueológica na Praça da Liberdade, nos Aliados, fazem-se desvios das redes de eletricidade, comunicações e águas para depois ser construída a estação. 

Junto da Ribeira está em execução um túnel, com cerca de 80 metros já feitos, para desviar o rio de Vila. Próximo do jardim do Carregal, perto do Hospital de Santo António, surgem poços para dar início à escavação mineira para posterior construção da estação. Também na Avenida de França, decorre a escavação do interior da estação para ser feita a laje de cobertura. De seguida será reposto o trânsito e só depois será feita a escavação para esta estação, com a laje de cobertura já construída.

As composições do Metro que irão usufruir desta Linha Rosa entrarão, vindas de Matosinhos, por um túnel em execução ao lado da inha existente.

Os próximos trabalhos concentram-se nas escavações de túneis de Galiza até ao Santo António e, no sentido inverso até à Casa da Música. E ainda a escavação do hospital aos Aliados. 

A extensão da Linha Amarela, em Vila Nova de Gaia, também tem várias cicatrizes. Em Santo Ovídio, a escavação está feita a 23 metros de profundidade e está em construção o viaduto que levará o metro até à estação Manuel Leão. 

Para além disto, existem ainda mais duas escavações. Próximo do Hospital Santos Silva, a estrutura da futura estação está em curso. Até Vila d'Este, existem trincheiras cobertas e muros de contenção a nascer.

As obras de prolongamento da Linha Amarela e a construção da Linha Rosa representam no total um acréscimo de seis quilómetros e sete estações à rede de metro do Porto e um investimento total superior a 400 milhões de euros.

Vejas as imagens:

Porto Canal

Linha Rosa - Praça da Galiza

Porto Canal

Linha Rosa - Jardim do Carregal

Porto Canal

Linha Rosa - Avenida da França

Porto Canal

Linha Amarela - Manuel Leão

Porto Canal

Linha Amarela - Hospital Santos Silva

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.