Portugal atinge recorde em 2023 com os fundos europeus

Portugal atinge recorde em 2023 com os fundos europeus
| Economia
Porto Canal

Em 2023 Portugal vai atingir um recorde a nível de lucro com os fundos europeus, segundo as previsões que o Governo inscreveu na proposta do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

Tal como noticia o 'Jornal de Notícias' na manhã desta segunda-feira, Portugal vai receber uma média de 22 milhões por dia que servem para impulsionar o investimento público. No total, Bruxelas vai transferir para Portugal 10 449 milhões de euros, mas descontando aquilo que o Estado português paga para o orçamento europeu, cerca de 2525 milhões de euros, Portugal fica assim com um saldo positivo de 7924 milhões.

Esta fatia irá a ajudar a sustentar as previsões de crescimento de 1,3%. A maior parcela de fundos chega através da execução do Portugal 2020. O Governo prevê executar 100% deste pacote de fundos até 31 de dezembro de 2023, o que implica captar os 4396 milhões de euros previstos no OE2023. O segundo maior contributo vem da Next Generation EU que vale 3673 milhões de euros em 2023 e do qual faz parte o PRR, que representa 3182 milhões.

Segundo a notícia avançada pelo 'Jornal de Notícias', é a ferrovia que abrange a maior fatia dos fundos europeus. Em novas linhas contabilizam-se 780 milhões de euros, aos quais se somam 1330 milhões para aquisição da frota. Além disso, esta frota também se destina aos metros de Lisboa, Porto e Mondego, que terão igualmente obras de expansão avaliadas em 1649 milhões de euros.

 

 

 

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.