Assembleia Municipal do Porto saúda conclusão das obras e reabertura do Bolhão

Assembleia Municipal do Porto saúda conclusão das obras e reabertura do Bolhão
| Porto
Porto Canal/ Agências

A Assembleia Municipal do Porto aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, uma proposta do grupo “Aqui Há Porto” de congratulação pela conclusão das obras e reabertura do Mercado do Bolhão, reconhecendo o “compromisso” do executivo e “postura construtiva” dos partidos.

Na sessão, o eleito pelo grupo municipal “Aqui Há Porto”, Raul Almeida, salientou que a abertura do mercado histórico, a 15 de setembro, foi um “momento alto da vida da cidade”.

“É de elementar justiça fazer nota de homenagem ao presidente da câmara, ao executivo e todas as forças políticas que foram cooperativas, a todos os que ali trabalham, ao público que o visita e a todos aqueles que estiveram envolvidos no projeto”, realçou.

Pelo PSD, o eleito Fernando Monteiro congratulou o executivo pela conclusão da obra, à semelhança do eleito socialista Rui Lage.

Além de destacar o papel do executivo na conclusão da empreitada, a eleita do BE, Elisabete Carvalho, destacou a “coragem” dos comerciantes e de todos os que se “mobilizaram” para impedir que o mercado centenário se transformasse num centro comercial.

O deputado único do PAN, Paulo Viera de Castro, destacou o momento da reabertura do espaço, “pelo qual todos esperávamos há muito”, afirmou.

Já o eleito pela CDU, Rui Sá, lembrou que durante todo o processo de reabilitação do Mercado do Bolhão, as forças políticas tomaram posições diferentes e que, “nem todos estiveram do mesmo lado”.

Na moção de congratulação pela abertura do mercado, o grupo municipal “Aqui Há Porto” destaca que depois de anos “de abandono público e degradação”, “diferentes visões e projetos”, projetou-se, em 2018, um Bolhão “no futuro”.

“Foram mais de 35.000 os visitantes do Bolhão no memorável dia da sua inauguração, uma verdadeira festa do Porto para o Porto, onde os protagonistas foram, em primeiro lugar, aqueles que o fazem todos os dias”, refere o documento, acrescentando que número diário de visitantes “continua acima dos 30 mil” e que este é “o melhor indicador da razão de ser” da obra.

Em 15 de setembro, o Mercado do Bolhão reabriu as portas à cidade do Porto e aos comerciantes que há mais de quatro anos aguardavam por voltar à “casa” que está, depois de quatro tentativas nos últimos 34 anos, por fim, reabilitada.

Com 81 bancadas, 38 lojas e 10 restaurantes, o Bolhão acomoda os frescos no piso térreo e os restaurantes no piso superior. No exterior, ficarão as lojas e, no interior, haverá ainda espaço para acolher pequenos mercados temporários.

Alvo de uma obra de restauro “exigente”, consignada a 15 de maio de 2018, o Mercado do Bolhão estava suportado por andaimes desde 2005, devido a um alegado risco de ruína que só não levou ao seu encerramento porque os comerciantes o impediram.

A empreitada de restauro e modernização foi adjudicada ao agrupamento Alberto Couto Alves S.A e Lúcio da Silva Azevedo & Filhos S.A, por 22,379 milhões de euros, contudo, veio a custar mais 15% do que inicialmente previsto, passando para cerca de 26,4 milhões de euros.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, presente na abertura do espaço, recordou que a obra “constitui o maior investimento financiado pelo Norte 2020, com um apoio de quase 15 milhões de euros de fundos europeus geridos pela comissão”.

A pandemia da covid-19 e “várias vicissitudes” condicionaram a conclusão dos trabalhos, prevista para 15 maio de 2020, e tornaram necessário o reajustamento do prazo por mais dois anos e quatro meses.

+ notícias: Porto

Homem morre após ser baleado com cinco tiros no Porto

Um homem de 27 anos morreu após ser baleado em Ramalde, no Porto, esta sexta-feira. Ao que tudo indica, tudo aconteceu após um desacato junto ao Café Bessas, no bairro Ramalde. 

Homem assassinado com cinco tiros no Porto em ajuste de contas

Um homem de 27 anos foi morto com cinco tiros, três na cabeça e dois no peito, na rua Doutor Pedro Sousa, no bairro de Ramalde, no Porto, esta sexta-feira. A informação foi confirmada ao Porto Canal por fonde do CDOS (Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto). A vítima saiu da cadeia há cerca de dois meses e terá sido morta num ajuste de contas.

Estudantes pagam no mínimo dois mil euros por uma barraca no Queimódromo

Entre 2010 euros e 3335 euros. É entre estes valores que os estudantes ou associações gastam para ter uma barraca no Queimódromo do Porto. O valor gasto aumenta, uma vez que não estão incluídas as bebidas que os grupos têm de comprar à Federação Académica do Porto (FAP). A Queima das Fitas do Porto tem data marcada para entre os dias 4 e 11 de maio. As candidaturas para ter uma barraquinha estão abertas até o dia 3 de abril.