SNS em crise: 'Copiar' o Norte pode ser solução?
Porto Canal
Falta de profissionais, sobrelotação dos serviços, encerramento de urgências obstétricas. São vários os gritos de alerta no Serviço Nacional de Saúde, numa altura em que ministra e secretários de estado da saúde apresentam a demissão. No meio do caos, a solução poderá ser “copiar” o modelo do Porto que é reconhecido como mais eficiente em gestão hospitalar.
O Hospital de São João é o principal exemplo. Apresentou em 2020 resultados muito superiores a outros hospitais do país em eficiência. Os bons resultados, aliados à menor despesa, levou a que fosse distinguido como o hospital mais eficiente dentro dos hospitais universitários, o que quer dizer que é o que gasta menos por cada doente tratado.
Por outro lado, segundo um relatório do Tribunal de Contas, mais de dois terços dos hospitais públicos acumularam prejuízos operacionais e estão “fortemente descapitalizados”.
Ao Porto Canal, Alberto Caldas Afonso, diretor do Centro Materno – Infantil do Norte, diz que os hospitais do Grande Porto tem conseguido motivar os profissionais de saúde com a oferta de melhores condições de trabalho.
“Cada região deve otimizar os recursos humanos que tem. Há que criar linhas de referenciação em conformidade com as necessidades”. Já sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde, o médico e professor catedrático garante que falta agilizar a contratualização de profissionais em todo o país e defende a autonomia dos hospitais. “Cada serviço, cada hospital, tem que conseguir contratar quem precisa e não o que é imposto”.
A mesma ideia é defendida por Álvaro Almeida, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto que defende uma maior descentralização das decisões na área da saúde. “As decisões estão demasiado centralizadas nos ministérios da saúde e das finanças. É preciso dar mais incentivos aos gestores para que a eficiência seja premiada”.
Os especialistas defendem assim um reajuste das políticas de saúde em conformidade com as decisões que são tomadas na região Norte, a que apresenta melhores resultados a nível nacional.