Ministro Administração Interna anuncia esquadra móvel da PSP no Porto

Ministro Administração Interna anuncia esquadra móvel da PSP no Porto
| Política
Porto Canal / Agências

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro anunciou na tarde desta segunda-feira uma esquadra móvel da PSP no Porto de modo a reforçar o policiamento na cidade Invicta.

José Luís Carneiro garantiu que a "esquadra móvel da PSP" entrará em funcionamento já a partir do próximo sábado.

"Vamos avançar com unidades móveis de atendimento. Iremos encetar a 30 de julho, sábado pelas 12 horas, e queremos que essas unidades moveis de atendimento se deslocalizem para os locais onde há maior fluxo de turismo, no período de verão, nos diferentes espaços da cidade do Porto ", explicou o Ministro da Administração Interna.

Atualizado 25-07-2022 19:07

O ministro da Administração Interna vai ainda reunir-se hoje com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, nos Paços do Concelho.

Nesse âmbito, o governante disse ainda que pretende "dar seguimento a uma proposta" do autarca independente de utilizar espaços como Lojas do Cidadão e postos de atendimento aos turistas para "criar unidades de atendimento com recurso aos espaços municipais".

"Se as autarquias de freguesia assim o quiserem, podemos criar também essas unidades de atendimento nas freguesias", uma vez que "há matérias que são de cariz administrativo, que não são de natureza criminal", permitindo libertar "recursos humanos para poderem estar no patrulhamento", disse José Luís Carneiro.

Relativamente à polémica relacionada com a esquadra no Infante, no centro histórico da cidade, cujo atendimento ao público encerrou parcialmente, José Luís Carneiro disse que aquele estabelecimento tinha "uma média, por dia, de sete atendimentos" realizados por doze polícias.

Dizendo que a comandante do Comando Metropolitano do Porto, Paula Peneda, "tomou a decisão de manter o patrulhamento", José Luís Carneiro classificou-a como "uma boa decisão, dado que, como se vê, os números assim o justificam e assim o fundamentam".

"É uma prática já com alguns anos, não é nada de novo. Foi novo na esquadra do Infante, mas nas outras esquadras não é nada de novo, pelo menos há mais de cinco anos que essa experiência se desenvolve", completou, comparando o funcionamento às das escalas das farmácias.

No domingo, em declarações à Lusa, o presidente da Câmara do Porto reagiu ao edital publicado naquela esquadra da baixa do Porto, no qual se lê que "por imperativos de ordem operacional o serviço de atendimento ao público está suspenso até às 16:00".

"Fui completamente surpreendido. Aliás, hoje falei com o comandante [da Polícia Municipal do Porto] Leitão da Silva e tive o cuidado de lhe perguntar se ele sabia de alguma coisa e ele [respondeu que] não sabia de nada. É uma situação que me preocupa muito", disse no domingo o autarca.

+ notícias: Política

Presidenciais. Seguro e Ventura marcam lugar na segunda volta em noite de derrota pesada para Marques Mendes

António José Seguro e André Ventura foram os vencedores da primeira volta das presidenciais de domingo, marcando presença na disputa de 08 de fevereiro, numa eleição em que Luís Marques Mendes registou para o PSD o pior resultado de sempre em atos eleitorais.

Presidenciais. Pedro Duarte manifesta apoio a António José Seguro na segunda volta

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, manifestou o seu apoio pessoal ao candidato a Belém António José Seguro na segunda volta das presidenciais no dia 8 de fevereiro.

Presidenciais. Votos nulos superaram os votos em branco pela primeira vez

Pela primeira vez em presidenciais desde o 25 de Abril, o voto nulo superou o voto em branco, numas eleições em que os boletins tiveram o maior número de candidatos de sempre e três nomes que não foram aprovados.