Terminal Intermodal de Campanhã entra em funcionamento quarta-feira e irá reorganizar transportes na cidade do Porto

Terminal Intermodal de Campanhã entra em funcionamento quarta-feira e irá reorganizar transportes na cidade do Porto
| Norte
Porto Canal / Agências

O executivo da Câmara do Porto aprovou a alteração da origem e término das linhas do serviço público de passageiros intermunicipal e inter-regional devido à abertura do Terminal Intermodal de Campanhã, previsto para quarta-feira.

A de 20 de julho, o Porto ingressará numa nova era da mobilidade, visto que entrará em funcionamento o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) - por esta infraestrutura vai passar uma parte significativa do transporte público com origem e destino na cidade.
A estratégia da autarquia da Invicta é retirar muitos dos veículos de passageiros do centro da cidade do Porto, defendeu Rui Moreira.

“Pretendemos que muitos dos veículos que fazem as antenas para a cidade do Porto e da cidade do Porto, não tenham necessariamente que entrar na cidade, tanto mais que dentro da cidade do Porto”, reforçou o autarca portuense.

Esta é uma questão que tem gerado alguma discórdia no seio da STCP “e que inclusivamente tem levado a alguma batalha, porque alguns desses operadores persistiam em cobrar bilhetes dentro da cidade e não o podem fazer, porque isto é um monopólio da STCP”.

Assim, “se queremos salvaguardar aquilo que é o património da STCP e se queremos que a cidade do Porto seja mais limpa temos de fazer este investimento”, reiterou o autarca portuense, destacando que “é da conveniência que esta alteração seja feita no verão, quando há menos passageiros”. O edil reforçou ainda que é necessário promover a alteração da origem e término das linhas do serviço público. Campanhã vai ter várias linhas intermunicipais sendo assegurando "o período de transição".

Assim, o Terminal Intermodal de Campanhã vai acolher as linhas intermunicipais provenientes de São João da Madeira (CCT), de Gondomar (Alto de Barreiros, Gramido, Medas, Souto), de Paredes (Sarada), de Penafiel (Sebolido) e do Porto (Estação de Campanhã).

O Parque das Camélias, na zona da Batalha, receberá as linhas intermunicipais provenientes de Arouca (CCT), Oliveira de Azeméis (centro), São João da Madeira (CCT), Santa Maria da Feira (Fiães) e Vila Nova Gaia (Alheira, Areinho, Camélias, Chãos Vermelhos, Freixieiro, Grijó Outlet-Park&Ride, Igreja de Olival, Interface dos Carvalhos, Pedroso, Póvoa de Baixo, Salgueiros e Vilar de Andorinho).

Já o interface da Casa da Música receberá as linhas intermunicipais da Maia (Aeroporto), Matosinhos (Cabanelas e Lionesa), Santa Maria da Feira (Nogueira da Regedoura) e Vila Nova de Gaia (Afurada e Madalena).

O interface do Estádio do Dragão acolhe as linhas intermunicipais de Gondomar (Baguim, Seixo e Souto), Valongo (Ermesinde) e Paredes (CESPU), e o terminal do Viso as linhas intermunicipais da Maia (Aeroporto).

Ao mesmo tempo, o polo intermodal da Asprela vai receber as linhas intermunicipais de Gondomar (Forno, H. Fernando Pessoa e Souto), da Maia (centro e Vila da Luz), da Trofa (Coronado), de Matosinhos (Mar Shopping e Marginal Leça), Paços de Ferreira (Modelos), Paredes (centro, Lordelo), Penafiel (centro, Chãos de Baixo), Lousada (centro), Santo Tirso (ER e ERF), Famalicão (CCT), Valongo (Sobrado) e Póvoa de Varzim (CCT).

 

+ notícias: Norte

Resgatado tripulante de embarcação de pesca ao largo de Leixões por questões médicas

A Estação Salva-vidas de Leixões resgatou, na madrugada desta sexta-feira, um tripulante de uma embarcação de pesca que sofreu um acidente no interior da mesma a cerca de 22 quilómetros do porto de Leixões, em Matosinhos, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado enviado às redações.

Duas pessoas atropeladas por um carro em Ovar

Duas pessoas ficaram feridas após terem sido atropeladas por um veículo ligeiro, em Ovar, esta sexta-feira.

Carro a arder na A1 em Santa Maria da Feira

Um veículo ligeiro de passageiros está a ser consumido pelas chamas, na autoestrada A1, antes da saída para Santa Maria da Feira.