Terminal Intermodal de Campanhã entra em funcionamento quarta-feira e irá reorganizar transportes na cidade do Porto
Porto Canal / Agências
O executivo da Câmara do Porto aprovou a alteração da origem e término das linhas do serviço público de passageiros intermunicipal e inter-regional devido à abertura do Terminal Intermodal de Campanhã, previsto para quarta-feira.
A de 20 de julho, o Porto ingressará numa nova era da mobilidade, visto que entrará em funcionamento o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) - por esta infraestrutura vai passar uma parte significativa do transporte público com origem e destino na cidade.
A estratégia da autarquia da Invicta é retirar muitos dos veículos de passageiros do centro da cidade do Porto, defendeu Rui Moreira.
“Pretendemos que muitos dos veículos que fazem as antenas para a cidade do Porto e da cidade do Porto, não tenham necessariamente que entrar na cidade, tanto mais que dentro da cidade do Porto”, reforçou o autarca portuense.
Esta é uma questão que tem gerado alguma discórdia no seio da STCP “e que inclusivamente tem levado a alguma batalha, porque alguns desses operadores persistiam em cobrar bilhetes dentro da cidade e não o podem fazer, porque isto é um monopólio da STCP”.
Assim, “se queremos salvaguardar aquilo que é o património da STCP e se queremos que a cidade do Porto seja mais limpa temos de fazer este investimento”, reiterou o autarca portuense, destacando que “é da conveniência que esta alteração seja feita no verão, quando há menos passageiros”. O edil reforçou ainda que é necessário promover a alteração da origem e término das linhas do serviço público. Campanhã vai ter várias linhas intermunicipais sendo assegurando "o período de transição".
Assim, o Terminal Intermodal de Campanhã vai acolher as linhas intermunicipais provenientes de São João da Madeira (CCT), de Gondomar (Alto de Barreiros, Gramido, Medas, Souto), de Paredes (Sarada), de Penafiel (Sebolido) e do Porto (Estação de Campanhã).
O Parque das Camélias, na zona da Batalha, receberá as linhas intermunicipais provenientes de Arouca (CCT), Oliveira de Azeméis (centro), São João da Madeira (CCT), Santa Maria da Feira (Fiães) e Vila Nova Gaia (Alheira, Areinho, Camélias, Chãos Vermelhos, Freixieiro, Grijó Outlet-Park&Ride, Igreja de Olival, Interface dos Carvalhos, Pedroso, Póvoa de Baixo, Salgueiros e Vilar de Andorinho).
Já o interface da Casa da Música receberá as linhas intermunicipais da Maia (Aeroporto), Matosinhos (Cabanelas e Lionesa), Santa Maria da Feira (Nogueira da Regedoura) e Vila Nova de Gaia (Afurada e Madalena).
O interface do Estádio do Dragão acolhe as linhas intermunicipais de Gondomar (Baguim, Seixo e Souto), Valongo (Ermesinde) e Paredes (CESPU), e o terminal do Viso as linhas intermunicipais da Maia (Aeroporto).
Ao mesmo tempo, o polo intermodal da Asprela vai receber as linhas intermunicipais de Gondomar (Forno, H. Fernando Pessoa e Souto), da Maia (centro e Vila da Luz), da Trofa (Coronado), de Matosinhos (Mar Shopping e Marginal Leça), Paços de Ferreira (Modelos), Paredes (centro, Lordelo), Penafiel (centro, Chãos de Baixo), Lousada (centro), Santo Tirso (ER e ERF), Famalicão (CCT), Valongo (Sobrado) e Póvoa de Varzim (CCT).