Empresas não suportam e famílias não merecem mais impostos - Pires de Lima

| Economia
Porto Canal

O ministro da Economia, António Pires de Lima, defendeu hoje que nem as empresas suportam nem as famílias merecem pagar mais impostos, criticando que uma interpretação "rígida" da Constituição possa por em causa o esforço de consolidação orçamental.

"Espero francamente que todo este trabalho notável que empresas, empresários, gestores e trabalhadores estão a fazer para recuperar Portugal não venha a ser posto em causa por uma interpretação constitucional tão rígida que remeta o esforço de consolidação orçamental, que ainda temos que fazer nos próximos anos, para uma via fiscal", afirmou o governante à margem da conferência "Internacionalização da Economia", promovida pela AICEP.

Em declarações aos jornalistas, Pires de Lima disse que "as empresas não suportam mais impostos" e, "mais do que isso, as famílias não merecem pagar mais impostos".

+ notícias: Economia

Produção nacional de calçado recua em 2023 mas abaixo da tendência mundial

A produção mundial de calçado caiu 6% para 22.400 milhões de pares em 2023, o mínimo da década excluindo os anos pandémicos de 2020 e 2021, tendo recuado 3,6% em Portugal, cujo desempenho superou o da concorrente Itália.

Bancos vão ter limites no crédito à habitação com garantia pública

Os bancos que aderirem à garantia pública no crédito à habitação a jovens terão um limite ao montante garantido que poderão emprestar, podendo posteriormente pedir um reforço, segundo a última versão da portaria a que a Lusa teve acesso.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.