"Impostos estão altos" mas o importante é a sua previsibilidade

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jun (Lusa) -- A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que, "naturalmente, os impostos não são amigos do crescimento", mas que "é falacioso" dizer que basta baixar impostos para haver crescimento económico, defendendo que o importante é serem previsíveis.

"Naturalmente que os impostos não são amigos do crescimento económico. Não discuto a ideia. Mas a ideia de que basta baixar impostos para que haja crescimento acho que é em si própria tão falaciosa como a de que a despesa pública gera rendimento", afirmou Maria Luís Albuquerque num almoço-debate, organizado hoje, em Lisboa, pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Espanhola.

Afirmando que tende a "concordar que [os impostos] estão de facto altos", a governante destacou que o importante é garantir a previsibilidade da carga fiscal e que, por força das circunstâncias, isto tem sido "uma dificuldade recente".

"A questão da descida de impostos é objetivamente interessante de analisar, tem com certeza efeitos positivos na atividade económica. Mas mais do que subir ou descer impostos, aquilo que me parece fundamental é que haja previsibilidade fiscal. Aquilo que é de evitar é que os agentes económicos não saibam qual vai ser a carga fiscal para o ano e essa tem sido uma dificuldade recente", disse a ministra das Finanças.

Sem nunca se referir diretamente ao Tribunal Constitucional, que na semana passada chumbou três normas do Orçamento do Estado para 2014, Maria Luís Albuquerque afirmou que as medidas que o Governo adotou para garantir a consolidação orçamental das contas públicas não foram as primeiras escolhas.

A governante disse que "o caminho de cumprimento das metas" seguido pelo Governo "idealmente não era exatamente o que foi seguido nos últimos três anos".

"Não foram as nossas primeiras escolhas, foram as escolhas que foram possíveis dadas as circunstâncias. Isto não é uma queixa, não é um lamento, é uma mera constatação dos factos", declarou Maria Luís Albuquerque.

ND/SYP //CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.