Autarca de Barcelos afirma que Estado lucra com salários repostos na administração local

| Política
Porto Canal / Agências

Barcelos, 04 jun (Lusa) - O vice-presidente da Câmara de Barcelos, Domingos Pereira, afirmou hoje que, no que respeita aos trabalhadores da administração local, o Governo "pode esfregar as mãos de contente" com o chumbo do Tribunal Constitucional aos cortes salariais dos funcionários públicos.

"Os municípios é que suportarão integralmente a reposição dos salários e o Orçamento do Estado vai ficar com mais dinheiro arrecadado, porque a receita dos impostos será naturalmente maior", disse o autarca socialista à Lusa.

Domingos Pereira, responsável pela gestão financeira da Câmara de Barcelos, lembrou que são os municípios que pagam os salários dos seus trabalhadores.

"Ao serem repostos os salários, o IRS, a ADSE e a Segurança Social vão incidir sobre um valor maior, ou seja, vai entrar mais dinheiro nos cofres do Estado", referiu.

Domingos Pereira disse que "o grande alarido" que o Governo tem feito sobre as repercussões do chumbo do Tribunal Constitucional pode ser "uma falácia".

"No caso dos trabalhadores da administração local, o Governo pode esfregar as mãos de contente, porque só ganha com a reposição dos salários", enfatizou.

Disse ainda que os funcionários públicos "pouco ganharão" com a reposição dos salários, havendo mesmo casos em que passarão a receber menos.

Deu como exemplo uma funcionária da Câmara de Barcelos, que em 2013 recebeu de subsídio de férias 1.456 euros e que este ano, já com a reposição imposta pelo tribunal, verá entrar na conta menos um euro.

A Câmara de Barcelos processou hoje mesmo os subsídios de férias, já com a reposição dos salários decretada pelo Tribunal Constitucional.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.