Covid-19: Novo recorde de casos de infeção no Irão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 22 set 2020 (Lusa) -- Os novos casos de contágio de covid-19 atingiram mais um recorde no Irão, com 3.712 infetados nas últimas 24 horas, indicam os dados oficiais divulgados hoje.

O anterior recorde de casos num dia ocorreu a 4 de junho, quando foram registados 3.574 infetados.

"Constatamos um aumento dos casos confirmados e das hospitalizações diárias na maioria das nossas províncias", lamentou a porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Sadat Lari, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão.

Lari lamentou igualmente que "o índice de cumprimento das normas de saúde e do uso de máscara esteja a diminuir" no país.

Na segunda-feira, o líder supremo iraniano, o 'ayatollah' Ali Khamenei, instou os seus compatriotas a respeitarem as regras de higiene decretadas pelas autoridades, acusando essencialmente os iranianos de enfrentarem levianamente a ameaça do novo coronavírus.

O Irão registou o primeiro caso de covid-19 em fevereiro e é de longe o país mais afetado pela pandemia no Médio Oriente.

Lari disse que o país conta com 24.656 mortos de um total de 429.193 contaminados com o novo coronavírus.

A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro na China, já provocou pelo menos 965.760 mortos e mais de 31,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da agência France-Presse.

 

PAL // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.