Covid-19: NASA adia lançamento do telescópio espacial James Webb para outubro de 2021

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Redação, 17 jul 2020 (Lusa) -- A NASA voltou a adiar o lançamento do telescópio espacial James Webb, previsto para março de 2021, apontando o dia 31 de outubro do mesmo ano como a nova data.

Segundo uma nota publicada hoje no 'site' da Agência Espacial Europeia (ESA), que integra o projeto internacional liderado pela NASA, a decisão decorreu de um programa de avaliação de risco das atividades em falta, que contabilizou os impactos dos desafios impostos pela pandemia da covid-19.

Entre os motivos para o novo adiamento, a ESA refere os impactos decorrentes de precauções de segurança acrescida, redução de pessoal no local, interrupção do turno de trabalho e desafios técnicos, numa fase em que os testes do observatório continuam a decorrer, na Northrop Grumman, o principal parceiro industrial da missão, na Califórnia.

Até ao final de 2020, será concluído um conjunto final de testes ambientais de todo o observatório, seguindo-se o desdobramento final do telescópio e do escudo protetor solar, adianta a agência europeia.

"O Webb é um empreendimento sem precedentes na ciência espacial, que exige a maior engenhosidade nos domínios científico e técnico, numa parceria internacional muito forte," disse o diretor de Ciência da ESA, Günther Hasinger, citado em comunicado, acrescentando que o telescópio vai permitir "revolucionar a nossa compreensão do universo".

Na prática, o observatório vai detetar luz da primeira geração de estrelas e galáxias, que se formaram no início do Universo, e estudar a atmosfera de exoplanetas habitáveis.

Além da colaboração da ESA, a missão liderada pela NASA conta ainda com a participação da Agência Espacial Canadiana (CSA).

Nesta parceria, a Europa está a contribuir com dois instrumentos científicos críticos e o serviço de lançamento, através do veículo de lançamento Ariane 5.

Segundo a ESA, o Webb será o próximo grande observatório de ciências espaciais, baseando-se no sucesso do telescópio Hubble, lançado há 30 anos, para resolver os mistérios do Sistema Solar, explorar mundos distantes ao redor de outras estrelas e descobrir as origens do Universo.

 

MYCA // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.