Covid-19: Túnel do Marão com menos 70% de tráfego em abril

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 06 mai 2020 (Lusa) - O Túnel do Marão registou uma quebra de cerca de 70% no tráfego durante o mês de abril devido às restrições na circulação impostas pelo estado de emergência, segundo dados da Infraestruturas de Portugal (IP).

Fonte da IP disse hoje à agência Lusa que as restrições à circulação determinadas no âmbito do estado de emergência, que vigorou entre 19 de março e 02 de maio, se refletiu "fortemente nos registos de tráfego dos últimos dois meses".

Em março, segundo a empresa, verificou-se uma quebra no tráfego superior a 30% face aos números do ano passado, sendo que, em abril, esta redução, por comparação com o período homólogo de 2019, se aproximou dos 70%.

A IP referiu que esta forte redução foi essencialmente do tráfego de ligeiros.

De acordo com a IP, relativamente à receita das portagens, nos primeiros quatro meses deste ano registou-se um total de cerca 2,8 milhões de euros de receita, um valor que representa uma quebra de 10% face ao obtido no período homólogo de 2019.

A empresa especificou que o impacto desta situação não foi visível na receita alcançada em março, mas provocou uma quebra superior a 50% no mês de abril, por comparação com o mesmo mês de 2019.

Em abril de 2019 o total da receita foi de 748 mil euros e, em abril deste ano, desceu para 357 mil euros.

A Autoestrada do Marão concluiu o prolongamento da Autoestrada 4 (A4) de Amarante a Vila Real, inclui um túnel rodoviário de quase seis quilómetros e foi inaugurada a 07 de maio de 2016, depois de sete anos de obra, três paragens nos trabalhos e do resgate pelo Estado.

Portugal encontra-se em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, o país contabiliza hoje 1.089 mortos associados à covid-19 em 26.182 casos confirmados de infeção.

PLI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.