Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos
Porto Canal/Agências
O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.
Em comunicado na sua página de Internet, aquele município do distrito do Porto aponta que o CicloExpresso tem funcionado “como um verdadeiro comboio” no qual as crianças, organizadas em grupos, percorrem um dos 37 trajetos previamente definidos até às escolas, acompanhadas por monitores experientes, com horários regulares e percursos seguros.
Segundo a autarquia, aquela iniciativa pretende promover “não só a mobilidade ativa, como também a autonomia das crianças, o convívio entre pares e a redução do tráfego automóvel nas zonas escolares”.
O CicloExpresso, desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a Cooperativa Bicicultura, tem, atualmente, quatro linhas ativas (São Mamede de Infesta, Leça da Palmeira, Padrão da Légua e Perafita) e envolve 12 estabelecimentos de ensino do concelho.
A autarquia destaca que a iniciativa tem também “benefícios ambientais, como a diminuição das emissões poluentes e do congestionamento rodoviário” e um “impacto direto no bem-estar das crianças, incentivando a prática regular de exercício físico ao ar livre e reforçando o sentido de comunidade entre famílias, escolas e monitores”.
As inscrições para o CicloExpresso continuam abertas ao longo do ano letivo, estando disponíveis através da plataforma oficial do projeto em https://cicloexpresso.pt/inscricoes/matosinhos.
