Covid-19: Ordem dos Advogados denuncia marcação de diligências judiciais fora da lei

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 abr 2020 (Lusa) - O Conselho Geral da Ordem dos Advogados revelou hoje ter recebido muitas queixas sobre a marcação pelos magistrados de diligências judiciais "fora dos termos" permitidos pela lei em vigor no período da pandemia de covid-19.

Em comunicado assinado pelo bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, o Conselho Geral refere "ter recebido inúmeras queixas de advogados, que lhe transmitem a sua preocupação com a marcação, por parte de alguns magistrados de diligências judiciais claramente fora dos termos em que essa marcação é permitida" pelas leis que foram aprovadas em março e abril, em resultado da pandemia por covid-19.

Entende ainda o Conselho Geral, que tais iniciativas de alguns magistrados "prejudicam a fiabilidade das audiências e nalguns casos colocam mesmo os advogados e demais intervenientes processuais em graves riscos para a sua saúde e a sua vida".

"Salienta-se que, em relação aos processos não urgentes (...) apenas permite a sua realização `quando todas as partes entendam ter condições de assegurar a sua prática através das plataformas informáticas que possibilitam a sua realização por via eletrónica ou através de meios de comunicação à distância adequados, designadamente teleconferência, videochamada ou outro equivalente", diz aquele órgão da Ordem dos Advogados.

No entender do Conselho Geral, "exige-se, assim, o consentimento de todas as partes para que esse procedimento possa ser adotado, não podendo os magistrados marcar essas diligências sem que esse consentimento se verifique".

Porém, diz o bastonário no comunicado, têm-se passado situações em que magistrados pretenderam realizar julgamentos nestes processos sem ter obtido esse consentimento, a pretexto de que os advogados teriam condições de assegurar o julgamento à distância, e até levar as testemunhas aos seus escritórios para aí serem interrogadas.

"Ora, é manifesto que tal prática é atentatória da deontologia profissional que rege a advocacia e não assegura a mínima credibilidade dos testemunhos, razão pela qual não deve ser adotada. Apela-se assim que a lei seja respeitada, e não seja marcada qualquer diligência num processo não urgente, sem que todas as partes deem previamente o seu assentimento expresso nesse processo", enfatiza o bastonário, que preside ao Conselho Geral.

Quanto aos processos urgentes, a Ordem recorda que a legislação em vigor refere, que quando não seja possível realizar as diligências por meios de comunicação à distância adequados "e esteja em causa a vida, a integridade física, a saúde mental, a liberdade ou a subsistência imediata dos intervenientes, pode realizar-se presencialmente a diligência desde que a mesma não implique a presença de um número de pessoas superior ao previsto pelas recomendações das autoridades de saúde e de acordo com as orientações fixadas pelos conselhos superiores competentes".

"Ora, o Conselho Superior de Magistratura (...) já se pronunciou no sentido de que nesse caso todos os intervenientes processuais têm que ter entre si uma distância de pelo menos dois metros e fazer uso de máscaras e viseiras, sendo que estes equipamentos não estão a ser fornecidos pelo Ministério da Justiça aos advogados, o que já motivou a necessidade de a Ordem dos Advogados os fornecer nos casos de localidades de maior risco", contrapõe o Conselho Geral.

O órgão da OA alega que não faz qualquer sentido a marcação de diligências processuais sem estarem asseguradas as necessárias condições de segurança e ainda menos sentido faz que os tribunais considerem essas diligências realizadas, quando essas condições não estão preenchidas.

"A OA apela por isso ao estrito cumprimento da lei, sendo manifesto que o objetivo dos magistrados de realizar as diligências não pode sobrepor-se à necessidade de as mesmas serem efetuadas em condições adequadas e sem riscos para todos os intervenientes processuais", indica a nota enviada.

A OA reitera ainda o seu apelo - que diz já ter sido efetuado em reunião do bastonário com a ministra da Justiça - para que sejam "rapidamente fornecidos nos tribunais equipamentos de proteção aos advogados, em ordem a permitir-lhes a realização das diligências nas mesmas condições de segurança dos magistrados".

Portugal contabiliza 820 mortos associados à covid-19 em 22.353 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

FC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.