Covid-19: Funcionários de Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo com testes negativos

| País
Porto Canal com Lusa

Angra do Heroísmo, 23 abr 2020 (Lusa) -- O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores revelou hoje que todos os funcionários do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo testaram negativo por covid-19, admitindo a possibilidade de os casos dos ex-reclusos identificados serem "falsos positivos".

"Não há nenhum dos funcionários do estabelecimento prisional que tenha resultado positivo de infeção pelo novo coronavírus. Resta-nos concluir o trabalho relativo às pessoas que estão enclausuradas, de modo a concluirmos este apuramento que estamos a fazer", afirmou Tiago Lopes.

O responsável falava, em Angra do Heroísmo, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto de covid-19 na região.

Na segunda-feira foram detetados dois casos de infeção pelo novo coronavírus em dois ex-reclusos que tinham sido libertados do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, ao abrigo do perdão de penas, e que se encontravam em confinamento num unidade hoteleira em Ponta Delgada (São Miguel).

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores decidiu testar todos os funcionários e reclusos do estabelecimento prisional em causa para identificar possíveis novos casos e apurar a origem da infeção.

"Concluído este trabalho e se, felizmente, registarmos todos os resultados positivos, teremos efetivamente de ver se não teremos dois casos de falsos positivos que possam ter sido registados na região", salientou Tiago Lopes.

Segundo o responsável da Autoridade de Saúde Regional, é pouco provável que a infeção, a confirmar-se, tenha ocorrido fora do estabelecimento prisional, já que os ex-reclusos foram acompanhados até ao aeroporto e à chegada à ilha de São Miguel foram encaminhados para uma unidade hoteleira, onde permanecem em confinamento.

"Derivado ao curto espaço de tempo que existiu entre a deslocação destes reclusos para a ilha de São Miguel, e não se registando nenhum caso positivo no estabelecimento prisional, temos de perceber de melhor forma como é que eles positivaram e como é que poderão ter adquirido a infeção pelo novo coronavírus ou se houve eventualmente aqui alguma situação que necessite de maior aprofundamento e esclarecimento por parte dos profissionais de saúde envolvidos neste processo", justificou.

Hoje não foram registados novos casos positivos de covid-19 nos Açores, mas ocorreu uma recuperação de uma mulher de 59 anos no concelho do Nordeste (São Miguel) e um óbito de uma mulher, de 80 anos, ligada à cadeia de transmissão da Povoação, na mesma ilha, que secundarizou no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

Desde o início do surto foram confirmados 138 casos de covid-19 nos Açores, 109 dos quais atualmente ativos, tendo ocorrido 20 recuperações (nove em São Miguel, seis na Terceira, quatro em São Jorge e uma no Pico) e nove mortes (em São Miguel).

A ilha de São Miguel é a que registou mais casos (100), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (cinco).

Estão internados 40 doentes com covid-19, três dos quais em cuidados intensivos, e 2.064 pessoas estão em vigilância ativa na região.

Os Açores já identificaram 5.625 casos suspeitos, estando ainda a aguardar recolha de amostras ou resultados laboratoriais 872 pessoas.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 184 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Cerca de 700 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 820 pessoas das 22.353 confirmadas como infetadas, e há 1.143 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Os dados da Autoridade de Saúde Regional dos Açores têm por vezes sido diferentes dos anunciados para a região pela DGS, mas a entidade açoriana realça que os números a registar são os seus.

CYB // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.