Covid-19: Rebeldes Huthis do Iémen pedem ajuda internacional face à chegada do vírus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sanaa, 21 mar 2020 (Lusa) -- Os rebeldes Huthis do Iémen pediram hoje a ajuda das organizações internacionais para equipar hospitais e tomar medidas face à chegada do novo coronavírus ao país, em guerra há mais de cinco anos.

"Apelamos às agências da ONU e à Cruz Vermelha para se responsabilizarem pelo equipamento de hospitais e centros de quarentena porque atualmente enfrentamos um desastre médico", indicou numa conferência de imprensa o ministro da Saúde do governo Huthi, Taha Al-Mutawakkil.

"O mundo inteiro está preparado e estas organizações até ao momento só nos fizeram promessas", adiantou, responsabilizando a Organização Mundial de Saúde pelo "completo equipamento" dos hospitais.

O representante do governo dos Huthis - que se revoltaram contra o governo internacionalmente reconhecido de Abd Rabbo Mansour Hadi e ocuparam Sanaa em 2014 -- afirmou que até ao momento não foram registados casos da doença na parte do país controlada pelos rebeldes xiitas (fundamentalmente o noroeste) e que no resto do Iémen existem 16 casos do novo coronavírus.  

Os Huthis anunciaram a semana passada a suspensão dos voos humanitários a partir do aeroporto de Sanaa, o único a operar no território que controlam e ao qual a Arábia Saudita, que domina o espaço aéreo do Iémen e apoia o presidente Hadi, apenas permite o acesso das Nações Unidas.

Os rebeldes também cortaram estradas para evitar os deslocamentos para províncias controladas pelo governo iemenita, suspendeu as aulas e proibiu as concentrações de pessoas em casamentos e funerais.

O Iémen, um dos países mais pobres do mundo, não possui uma rede de saúde capaz de lidar com a disseminação do novo coronavírus e apenas metade dos quase 30 milhões de iemenitas tem acesso ao sistema de saúde.

 

PAL // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.