Covid-19: Aveiro suspende recolha porta a porta e intensifica lavagens e desinfeções

| País
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 21 mar 2020 (Lusa) -- A Câmara Municipal de Aveiro suspendeu hoje a recolha de monos e de resíduos verdes porta a porta, que funcionava por agendamento prévio, e intensificou as operações de desinfeção e lavagem dos contentores e espaços públicos.

Em comunicado, o presidente da autarquia, José Ribau Esteves, avisou que a partir de hoje, e até novo aviso, esse serviço de recolha foi interrompido devido à pandemia da covid-19, pedindo aos munícipes que retenham esses monos -- objetos domésticos fora de uso - e resíduos verdes nas suas habitações ou instalações e não os abandonem na via pública.

Os funcionários afetos a este serviço, que ficaram disponíveis devido à sua interrupção, vão reforçar as equipas e aumentar a capacidade de lavar contentores e de desinfetar os espaços públicos, adiantou.

O município está a aumentar o número de lavagens dos contentores e a aplicar um spray antiviral, referiu.

O autarca salientou ainda que as bocas dos ecopontos e a sua envolvente estão a ser regularmente desinfetadas pela empresa concessionária da recolha seletiva de resíduos urbanos, naquela que é uma "operação relevante" no combate à propagação do novo coronavirus.

"A colaboração de todos os cidadãos é muito importante para mantermos a salubridade no nosso Município de Aveiro e fazer bem o combate à covid-19", vincou.

Esta medida surge depois de, na terça-feira, o Governo ter declarado o estado de calamidade pública e imposto um cerco sanitário com controlo de fronteiras em Ovar, município pertencente ao distrito de Aveiro.

Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.

O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

SVF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.