Covid-19: Polícia espanhola fiscaliza saídas das grandes cidades para evitar deslocações

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 21 mar 2020 (Lusa) -- A Direção-Geral de Trânsito (DGT) de Espanha estabeleceu hoje fiscalizações de trânsito nas saídas das grandes cidades espanholas, para evitar viagens de cidadãos para as suas segundas residências, no âmbito das medidas de combate à covid-19.

Conforme relatado pela DGT, na rede social 'Twitter', os controlos - em conjunto com a Guardia Civil - serão reforçados durante todo o fim de semana, para que os cidadãos cumpram as restrições de mobilidade para combater a pandemia da covid-19.

Há uma semana, as autoridades políticas regionais denunciaram o deslocamento de residentes em Madrid para as suas segundas residências, bem como o deslocamento interno em direção à costa ou às montanhas da Catalunha.

As autoridades temem que estas deslocações contribuam para a propagação do coronavírus, e muitas delas pediram aos cidadãos que regressem a casa ou que a Comunidade de Madrid seja encerrada.

Ao longo da semana, a mobilidade nos transportes de Espanha diminuiu, como resultado do Estado de Alerta devido à crise do coronavírus, mas teme-se que hoje mais pessoas pretendam mudar-se das principais cidades para as suas casas de férias.

Aproveitando o fecho de escolas e da instituição do teletrabalho, muitos cidadãos fizeram as malas para viajar para seus pontos de férias habituais, especialmente na costa da Comunidade Valenciana e Múrcia, o que gerou descontentamento generalizado nesses destinos turísticos.

 

RCS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.