Covid-19: Ovar prepara abertura de linha telefónica de apoio psicológico

Covid-19: Ovar prepara abertura de linha telefónica de apoio psicológico
| País
Porto Canal

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, onde terça-feira foi declarado o estado de calamidade pública e imposto um cerco sanitário com controlo de fronteiras, anunciou hoje que irá abrir uma linha telefónica de apoio psicológico para residentes.

Salvador Malheiro afirma que o município tem “em preparação, para entrar em funcionamento muito, muito em breve, várias linhas de apoio psicossocial - linhas de psicologia e linhas de apoio social".

A medida foi anunciada no mesmo dia em que a autarquia do distrito de Aveiro fez as primeiras colheitas no centro de rastreio à covid-19, instalado no Hospital Francisco Zagalo, no centro de Ovar.

Situando em 53 os residentes infetados com o novo coronavírus, Salvador Malheiro considera que esse é um número "extremamente alto", demonstrando que, ao nível da quarentena geográfica imposta pelo Governo, "estas medidas musculadas fazem todo o sentido".

O autarca frisou que os termos do decreto que determina o cerco sanitário a Ovar são para seguir "escrupulosamente", até porque "quem não cumprir está a cometer um crime".

Quanto à indústria local, envolvendo várias unidades que na quarta e quinta-feira continuaram a laborar apesar de a sua atividade não ser considerada de primeira necessidade, o presidente da câmara sustenta ser “absolutamente decisivo ter consciência de que, quanto mais cedo parar, mais cedo a economia se vai poder reerguer".

O novo coronavírus responsável pela pandemia da covid-19 foi detetado em dezembro na China e já infetou mais de 265.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram. Entre os doentes, mais de 90.500 recuperaram.

Entretanto, o surto alastrou-se a 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar a situação como pandémica.

O continente europeu é aquele que atualmente se mostra mais afetado, com a Itália a ser o país com maior número de vítimas mortais em todo o mundo, registando 4.032 mortos em 47.021 casos.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, o que representa mais 235 do que na quinta-feira. O número de mortos também subiu para seis.

Dos casos confirmados, 894 estão a recuperar em casa e 126 estão internados, 26 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Dada a evolução da pandemia, na terça-feira o Governo declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar e, desde as 00:00 de quinta, todo o país está em estado de emergência, o que vigorará até às 23:59 do dia 02 de abril.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.