Covid-19: Coimbra Business School substitui aulas presenciais por ensino nas plataformas digitais

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 12 mar 2020 (Lusa) - A Coimbra Business School/Instituto Superior de Contabilidade e Administração substituiu as aulas presenciais por modalidades alternativas ou subsidiárias de apoio à distância, com recurso a plataformas digitais, face à pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

A instituição aconselha os estudantes "a manterem-se em estado de recolhimento profilático em locais protegidos, reduzindo ou eliminando os contactos presenciais e adotando os meios de comunicação e de socialização à distância, pois, se assim não for, o alcance das medidas que se está a tomar perder-se-á", afirma Pedro Costa, presidente daquele estabelecimento de ensino.

"As aulas vão continuar a decorrer, mas num regime diferente, para garantir que os nossos estudantes estão protegidos e continuam a ter acesso aos conteúdos das unidades curriculares que frequentam", acrescenta uma nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A Coimbra Business School refere que vai utilizar os mais modernos modelos de colaboração web nas transmissões de vídeo em direto, permitindo "que as aulas sejam gravadas, editadas e publicadas com recurso a sistemas de acesso a cursos online MOOCS (Massive Online Open Courses) e a plataformas de partilha segura de ficheiros de grandes dimensões".

Para além do sistema b-learning (em funcionamento naquela escola há mais de 13 anos), haverá a possibilidade de consulta dos materiais pedagógicos das unidades curriculares e de interação com os restantes estudantes e docentes.

"O acesso a bibliotecas de conhecimento online a toda a comunidade da Coimbra Business School, em vigor há muitos anos, será também de grande utilidade nesta ocasião delicada por causa do coronavírus", afirma Pedro Costa.

Segundo o presidente da instituição, "os moldes específicos em que cada unidade curricular será ministrada - recorrendo a todos os meios disponíveis, incluindo plataformas informáticas disponibilizadas pela Escola - estão a ser preparados, sob orientação dos órgãos estatutários da escola, e serão oportunamente comunicados por cada professor aos seus alunos".

Na mensagem enviada aos estudantes e docentes, a Coimbra Business School sublinha que não encerrou, mas que está a funcionar, "ainda que com as restrições enunciadas, na medida considerada estritamente necessária à salvaguarda de valores sanitários".

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

No total, desde o início da epidemia, a DGS registou 637 casos suspeitos.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.