Covid-19: Ministra espanhola da Igualdade contagiada, Pablo Iglesias de quarentena

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 13 mar 2020 (Lusa) - A ministra espanhola da Igualdade, Irene Montero, está infetada com o coronavirus (Covid-19), mas "encontra-se bem" indicou hoje o Executivo espanhol adiantando que todos os elementos do governo vão ser submetidos a testes médicos.

O companheiro da ministra da Igualdade, o chefe de partido Podemos e vice-presidente do governo espanhol, Pablo Iglesias, está de quarentena, acrescenta a nota do Executivo.

"A ministra está bem e o vice-prisente Pablo Iglesias está também de quarentena", frisa o comunicado.

"Os testes a todos os membros do governo vão ser realizados ainda hoje de manhã", refere o mesmo documento.

Na sequência dos resultados dos testes médicos, o governo espanhol vai ter de decidir a forma como vai organizar o conselho de ministros extraordinário sobre as medidas económicas a adotar face ao Covid-19.

De acordo com o balanço oficial, as autoridades espanholas referem que 48 pessoas morreram da pandemia e 2.140 estão contagiadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou quarta-feira a doença Covid-19 como pandemia.

A OMS justifica a declaração de pandemia com "níveis alarmantes de propagação e inação".

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

PSP // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.