Obama profundamente preocupado' com manobras russas na Crimeia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 28 fev (Lusa) -- O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou hoje estar "profundamente preocupado" com os relatos de atividade militar russa na Ucrânia e advertiu que haverá custos para uma violação da sua soberania.

"Os Estados Unidos colocam-se ao lado da comunidade internacional ao afirmarem que haverá custos para qualquer intervenção militar na Ucrânia", disse Obama à imprensa, na Casa Branca.

"Estamos agora profundamente preocupados com os relatos de manobras militares efetuadas pela Federação Russa dentro da Ucrânia", sublinhou.

Obama reconheceu que a Rússia tem interesses e laços culturais e económicos com a Ucrânia, na sequência da expulsão do Governo pró-Moscovo de Kiev, e que também tem instalações militares na Crimeia, mas acrescentou que qualquer violação da soberania e integridade territorial da Ucrânia será "profundamente destabilizadora".

O chefe do Estado norte-americano não disse se os Estados Unidos têm informação confidencial sobre se as notícias que citam um alto responsável ucraniano, segundo o qual 2.000 militares russos aterraram na Crimeia, são exatas.

Mas Obama avisou que uma intervenção militar russa naquele Estado pós-soviético "representaria uma profunda ingerência em assuntos que devem ser decididos pelo povo ucraniano".

ANC // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.