Ucrânia: Presidente da câmara de Kiev demite-se do partido no poder em protesto

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 20 fev (Lusa) -- O presidente da câmara de Kiev demitiu-se hoje do Partido das Regiões, liderado pelo Presidente Viktor Ianukovitch, em protesto pelo "derramamento de sangue" nos confrontos que nas últimas 48 horas fizeram mais de 50 mortos.

"Os acontecimentos na capital da Ucrânia são uma tragédia", afirmou Volodymyr Makeyenko, num comunicado citado pela agência France Presse.

"Decidi demitir-me do Partido das Regiões e assumir responsabilidade pessoal pela subsistência da cidade de Kiev", acrescentou.

"Estou disposto a tudo fazer para pôr fim à luta fratricida e ao derramamento de sangue no coração da Ucrânia, na praça da Independência (Maidan). A vida humana deve ser o valor superior no nosso país e nada deve contradizer esse princípio".

A crise política na Ucrânia começou em finais de novembro quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a decisão do presidente de suspender os preparativos para a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia e de reforçar as relações com a Rússia.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.