Dois civis equatorianos sequestrados na fronteira com a Colômbia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Quito, 18 abr (Lusa) -- O Governo do Equador anunciou na terça-feira o rapto de dois civis na fronteira com a Colômbia, depois de na semana passada ter sido divulgado o homicídio de três jornalistas sequestrados em finais de março.

Em conferência de imprensa, o ministro da Administração Interna do Equador, César Navas, afirmou que um homem e uma mulher foram raptados, informação comprovada através de um vídeo enviado pelos captores às autoridades do país e no qual o casal aparece amarrado e guardado por dois homens em uniforme militar e armados.

"Senhor presidente, por favor, ajude-nos, dê-nos a mão, não deixe que aconteça connosco o que aconteceu com os jornalistas", pediu o homem na gravação.

Navas disse que o vídeo chegou através de um canal de comunicação de um dissidente da antiga guerrilha colombiana das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), conhecido como Guacho, a quem se atribui o rapto e homicídio dos três jornalistas do diário de Quito El Comercio, desaparecidos desde 26 de março.

O casal raptado foi identificado como Katty Vanesa Velasco Pinargote e Oscar Efrén Villacís Gómez. O último contacto com os familiares aconteceu a 11 de abril.

Guacho, um equatoriano de cerca de 30 anos, lidera um grupo dissidente das antigas FARC, a Frente Oliver Sinisterra, com 70 a 80 homens, e acusado de estar implicado no tráfico de cocaína para os Estados Unidos.

As ex-FARC desmobilizaram e depuseram as armas nos termos do acordo de paz assinado com o Presidente Santos. A antiga guerrilha transformou-se em partido político, a Força Alternativa Revolucionária Comum/FARC.

IMA // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.