Primeiros trabalhadores começaram hoje a rescindir contratos

Primeiros trabalhadores começaram hoje a rescindir contratos
| Norte
Porto Canal

Os primeiros trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que aceitaram sair da empresa, por mútuo acordo, começaram hoje a rescindir os respetivos contratos, disse à agência Lusa fonte da administração da empresa pública.

Estes trabalhadores integram uma lista de mais de 80 funcionários que já tinham confirmado a intenção de aderir ao plano de rescisões amigáveis anunciado pela administração da empresa, disse a mesma fonte.

Estas primeiras rescisões avançaram hoje, depois de garantido o empréstimo bancário que permitirá aos estaleiros pagar os 30,1 milhões de euros estimados para o total das indemnizações.

"Os trabalhadores que comunicaram a intenção de rescindir o contrato estão a ser contactados para formalizar os acordos, o que continuará a ser feito nos próximos dias", indicou a mesma fonte, sem precisar quantos trabalhadores formalizaram já o entendimento para deixar a empresa.

Até 13 de dezembro, cerca de 80 trabalhadores tinham comunicado a aceitação do acordo para a rescisão dos contratos, envolvendo indemnizações globais de 6,2 milhões de euros, indicou na altura à Lusa fonte da administração.

As indemnizações individuais a pagar aos 609 trabalhadores dos ENVC variam entre os 6.000 e os 200 mil euros. Contudo, a comissão de trabalhadores tem vindo a apelar à não-aceitação de qualquer acordo.

Segundo a administração, os acordos que hoje começaram a ser assinados estavam prontos a avançar. No entanto, a autorização para a Empordef contrair um empréstimo bancário para financiar este plano só foi aprovado, em Conselho de Ministros, a 05 de dezembro, pelo que se aguardava a libertação das verbas necessárias.

Em declarações recentes à agência Lusa, o presidente da Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef) afirmou querer evitar a "todo o custo" o despedimento coletivo nos ENVC, optando pela negociação de acordos amigáveis.

"Não diria que é uma decisão adquirida que tem que haver despedimento coletivo. Diria até que, a todo o custo, deve-se evitar essa solução e deve-se sempre criar, por diálogo, por negociação, por acordo, soluções construtivas que sejam no interesse das pessoas, do Estado e do futuro da atividade económica existente", afirmou Rui Vicente Ferreira.

O administrador da Empordef - holding que detém a totalidade do capital social dos estaleiros -, admitia na altura que "há condições, num curto espaço de tempo, para completar o processo" de subconcessão, concurso internacional que o grupo português Martifer venceu.

Fonte do Ministério da Defesa Nacional admitiu hoje à Lusa como provável a assinatura do contrato de subconcessão com o grupo Martifer "no início de janeiro".

O grupo Martifer anunciou em novembro que vai assumir a subconcessão dos terrenos, infraestruturas e equipamentos dos ENVC, pagando ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, até 2031.

A nova empresa West Sea deverá recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores, que estão a ser convidados a aderir a este plano de rescisões amigáveis, que prevê o acesso ao subsídio de desemprego e a reforma para 230 funcionários.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.