Fecho em Viana pode representar acréscimo de até 12% no desemprego do distrito

Fecho em Viana pode representar acréscimo de até 12% no desemprego do distrito
| Norte
Porto Canal

A União de Sindicatos de Viana do Castelo (USVC) disse hoje que o anunciado encerramento dos estaleiros navais poderá representar um acréscimo de até 12% no desemprego do distrito, onde 16.330 pessoas não têm trabalho.

As contas foram feitas à agência Lusa pelo sindicalista Branco Viana, garantindo que servem para alertar para a "situação caótica" e de "calamidade" em que o distrito ficará envolvido se se concretizar o encerramento do maior construtor naval português.

"No pior dos cenários, porque para nós é apenas uma situação hipotética [anunciado encerramento dos estaleiros] contra a qual continuaremos a lutar, estamos a falar de um impacto na taxa de desemprego em todo o distrito que vai dos 4% aos 12%, a curto prazo, também indiretamente", explicou Branco Viana.

Em causa está o anunciado encerramento dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), no âmbito da subconcessão de terrenos, equipamentos e infraestruturas ao grupo Martifer, já em janeiro, e que envolve o despedimento dos atuais 609 trabalhadores da empresa pública.

Em termos indiretos, são os próprios empresários que estimam uma ameaça sobre mais 4.000 postos de trabalho na região - que conta com menos de 250.000 habitantes - em vários setores de atividade que dependem dos estaleiros ou do dia-a-dia dos seus trabalhadores.

"A concretizar-se, o distrito passará a ter a taxa de desemprego percentual mais alta do país. Em Viana do Castelo, que contava segundo dados do IEFP [Instituto de Emprego e Formação Profissional] com 6.407 desempregados em outubro, estimámos um impacto potencial entre 5% e 10%, tendo em conta que nem todos os trabalhadores são do concelho", sublinhou o coordenador da USVC.

Numa posição conjunta recentemente assumida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo e pela Confederação Empresarial do Alto Minho, os empresários manifestaram também "enorme discordância e repúdio" pela forma como o caso foi resolvido pelo Governo. Um processo "doloroso, tortuoso, demonstrativo de inabilidade política e, como má prática, merecedor de cuidado estudo no domínio da economia e gestão", sustentam.

O grupo Martifer anunciou que estima criar, em três anos, cerca de 400 postos de trabalho através da subconcessão, recrutando preferencialmente atuais trabalhadores dos estaleiros. No entanto, para o sindicalista Branco Viana, o encerramento dos ENVC assumiria um "efeito dominó", a curto e médio prazo, "terrível" para a região, em setores que vão da metalomecânica à restauração.

"Estes números servem para chamar a atenção para o efeito social. Passaríamos a ter o distrito mais empobrecido do país o que obrigaria, a curtíssimo prazo, estas pessoas a deixarem a região", apontou o coordenador Branco Viana, reclamando, tal como a comissão de trabalhadores e a autarquia, a suspensão do encerramento.

A preocupação ganha rosto, igualmente, em José Machado, o responsável pela Cáritas de Viana do Castelo, instituição que já hoje não tem capacidade para dar resposta aos pedidos de apoio.

"Se com os estaleiros a funcionar temos estas solicitações, então não sei como será a partir de 01 de janeiro. Estamos muito preocupados com o que vem aí", contou, apreensivo, o dirigente da Cáritas, instituição que em 2006 apoiava 481 famílias da região.

Em 2013, só até 30 de novembro, esse apoio, de todo o tipo, já se cifrava em 1.356 famílias, representando 3.718 pessoas.

"Nesta altura não temos nenhum plano de emergência preparado [para os ENVC], mas estamos prontos a intervir, inclusive vamos tentar agendar uma reunião com a comissão de trabalhadores", admitiu ainda José Machado.

O plano de rescisões amigáveis proposto pela administração dos ENVC aos 609 trabalhadores prevê indemnizações de um salário por cada ano de trabalho e vai custar 30,1 milhões de euros. Segundo a administração, há ainda direito a subsídio de desemprego e 230 terão acesso à reforma.

Os primeiros trabalhadores que aceitaram sair da empresa por mútuo acordo começaram na sexta-feira a rescindir os respetivos contratos, segundo fonte da administração da empresa.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).