Cerca de 2.300 toneladas de aço chegam nos próximos dias aos estaleiros de Viana

Cerca de 2.300 toneladas de aço chegam nos próximos dias aos estaleiros de Viana
| Norte
Porto Canal

Cerca de 2.300 toneladas de aço, para a construção de dois navios asfalteiros, chegam até terça-feira aos Estaleiros de Viana, de forma a manter ativo o contrato com a Venezuela, disse hoje à Lusa fonte da administração.

A chegada deste material ao cais da empresa, em Viana do Castelo, deverá acontecer entre 30 e 31 de dezembro, condicionada ao estado do mar já que o transporte é feito por via marítima, de acordo com a mesma fonte.

Estas 2.300 toneladas de chapas de aço serão depois tratadas pelos trabalhadores dos Estaleiros Navais do Castelo (ENVC) a partir de 02 de janeiro, aquando do regresso da empresa à laboração, após a habitual paragem de Natal.

"Trata-se de um esforço para manter o contrato em cumprimento", explicou a mesma fonte, sobre uma encomenda de 128 milhões de euros.

Em caso de incumprimento contratual, os estaleiros incorrem no pagamento de 30 milhões de euros à empresa de Petróleos da Venezuela (PDVSA).

A administração dos ENVC contratou nas últimas semanas a aquisição de mais de 3,7 milhões de euros em aço e outros serviços envolvendo a construção destes dois asfalteiros.

De acordo com cinco contratos consultados pela agência Lusa, trata-se da aquisição de perfis (por 1,6 milhões de euros), parte de perfis (114 mil euros) e barras de aço (1,9 milhões de euros), além de serviços de testes e preparação dos tanques de carga dos dois navios, por 28.600 e 74.900 euros, respetivamente.

Em entrevista recente à agência Lusa, o presidente da Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef) - que detém a totalidade do capital social dos ENVC, que serão encerrados -, tinha já garantido que o contrato entre os estaleiros e a PDVSA "está válido" e em "cumprimento", face à aquisição, em curso, de matéria-prima e equipamentos.

Os ENVC, precisou Rui Vicente Ferreira, até já conseguiram cumprir as primeiras quatro fases do contrato, de um total de 14, até à entrega dos dois navios, prevista para meados e final de 2015, conforme renegociação acordada com a Venezuela em julho passado.

A empresa tinha já adquirido em maio último 890 mil euros de aço, tendo iniciado a fase de corte no mês seguinte.

Contudo, explicou o administrador da Empordef, decorrem negociações com a Venezuela para que seja o novo subconcessionário dos ENVC, a empresa West Sea Estaleiros Navais (grupo Martifer), a construir estes dois navios asfalteiros, de 188 metros de comprimento.

Admitiu ainda que é "vital para a continuidade da atividade" em Viana do Castelo que o contrato, que data de 2010, "se mantenha", apesar da anunciada liquidação dos estaleiros.

Os ENVC já receberam uma tranche de 10% do valor do contrato, utilizado em 2011 para pagar salários na empresa.

"Felizmente, neste momento, estamos num estádio de cumprimento elevado. Estamos com respiração para conseguirmos que o contrato se mantenha vivo", admitiu na ocasião Vicente Ferreira.

A nova empresa West Sea deverá começar a recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores já a partir de janeiro. Estes estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis que vai custar 30,1 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.