Quase 90% das escolas chumbaram nos exames do 9º ano
Porto Canal
Quase 90% das escolas com provas finais do 9.º ano a Português e Matemática "chumbaram" nos exames, uma vez que apenas 158 das 1.308 escolas onde estes se realizaram registaram uma média positiva na conjugação das duas disciplinas.
De acordo com a lista elaborada pela agência Lusa, que hierarquiza as escolas tendo em conta os resultados médios nos exames e a informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), o Externato Nossa Senhora da Paz, no Porto, com 44 exames realizados registou uma nota média na conjugação dos dois exames de 4,02 valores, a mais alta em todo o país.
A média de exames nesta escola -- a única acima dos 4 valores - é também ligeiramente superior à média da classificação interna, que, no caso, se fixou nos 4 valores.
Até ao 9.º ano de escolaridade as notas são atribuídas com base numa escala de 1 a 5, sendo que apenas a partir do nível três as notas são consideradas positivas.
No ano letivo de 2012/2013 fizeram exame no 9.º ano cerca de 98 mil alunos.
Entre as escolas com melhores médias nos exames estão ainda, e por ordem decrescente até ao 5.º lugar, o Colégio de Fornelos, em Fafe (média de 3,97 em 30 exames); o Colégio dos Cedros, em Vila Nova de Gaia (média de 3,97 em 30 exames); o Colégio Horizonte, no Porto (média de 3,91 em 22 exames) e o Colégio Plátanos, em Sintra (média de 3,90 em 114 exames).
Pela negativa, a escola pior classificada na lista que hierarquiza as médias dos exames é o Centro de Pedagogia Terapêutico Bola de Neve, em Lisboa, com uma média de 1,25 em quatro exames realizados. No entanto, este é um centro focado no trabalho com alunos do ensino especial.
O centro é precedido na lista pela Escola Básica Integrada Apelação, em Loures, com uma média de exames de 1,38 valores em 13 exames realizados. Já a nota média da classificação interna da escola é positiva, fixando-se nos 3,46 valores.
Entre as cinco piores classificadas estão também a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Monte de Caparica, em Almada, a Escola Secundária com 3.º ciclo de Sacavém, em Loures e a Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, nos Açores, todas com médias de exames inferiores a dois valores.
Os resultados indicam que 1.150 escolas registaram uma média de exames negativa, sendo que 1.100 estabelecimentos (cerca de 85% das escolas) obtiveram uma nota média nas provas entre os 2 e os 2,99 valores.
Entre as escolas que realizaram mais de 100 exames, o Colégio dos Plátanos, que já integrava a lista das cinco melhores no geral, é a melhor classificada. A pior classificada nessa lista é a Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, nos Açores, com uma média de exames de 1,76.