Descida do desemprego no 3.º trimestre "surpreende agradavelmente" - CIP

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 07 nov (Lusa) - O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) afirmou hoje que a descida da taxa de desemprego para 15,6% no terceiro trimestre "surpreende agradavelmente" e vem "provar que os ténues sinais de retoma começam a ter efeitos".

"É uma notícia positiva e que nos surpreende agradavelmente, porque estes ténues sinais de recuperação económica não fariam prever que o efeito no emprego fosse tão imediato", disse António Saraiva em declarações à agência Lusa.

"Estes sinais de descida só têm que nos animar e vêm provar que os ténues sinais de retoma começam a ter efeitos e, como sempre dissemos, o desemprego só se combate eficazmente com o crescimento económico", acrescentou.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que a taxa de desemprego em Portugal foi de 15,6% no terceiro trimestre, 0,8 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior e menos 0,2 pontos que no mesmo período de 2012.

Segundo os resultados do Inquérito ao Emprego do INE, entre julho e setembro, a população desempregada foi de 838,6 mil pessoas, o que representa uma diminuição homóloga de 3,7% e uma diminuição trimestral de 5,3% (menos 32,3 mil e menos 47,4 mil pessoas, respetivamente).

Defendendo a importância da redução de uma taxa "que chegou a atingir 17,7% no primeiro trimestre", o líder da CIP destacou a redução também registada no desemprego jovem, que "já atingiu 39% [e] está, hoje, nos 36%".

Para António Saraiva, importa agora "consolidar": "Estes números têm que ganhar alguma sustentabilidade. Só temos que nos congratular e esperar que esta descida se mantenha e que a economia permita que estes números se consolidem, [particularmente] nestas duas grandes áreas do desemprego em geral e do desemprego jovem em particular", disse.

"Inverter a tendência de decréscimo e de recessão é um bom sinal e começa a ter, como constatamos, reflexos no emprego, o que é obviamente um bom sinal", concluiu.

PD (ICO/VC) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.