Vento dificulta combate no distrito de Aveiro a fogos com grande "pressão urbana"

| Norte
Porto Canal com Lusa

As condições meteorológicas adversas continuam esta madrugada a dificultar o combate às chamas no distrito de Aveiro, onde está mobilizado o maior dispositivo de combate em Portugal Continental, com os fogos de Arouca e Anadia a manterem uma "pressão muito urbana".

Aveiro era, por volta das 04:45, o distrito que concentrava o maior dispositivo de combate aos incêndios em Portugal Continental, com 1.191 operacionais e 379 viaturas alocadas ao combate de 13 incêndios.

Deste dispositivo, perto de 300 operacionais apoiados por mais de 92 viaturas estava àquela hora a combater as chamas em Arouca, depois de um grupo de viaturas urbanas de Lisboa ter reforçado a intervenção de defesa perimétrica de casas.

"Todos [os incêndios do distrito] são preocupantes. Depende do tipo de classificação ou de importância que dá aos diversos fatores. Este [de Arouca] tem uma pressão muito urbana, o de Anadia também tem uma pressão muito urbana, o de Águeda tem menos, mas todos são importantes", disse à agência Lusa o comandante operacional distrital, José Bismarck.

"O incêndio em Arouca continua com duas frentes desfavoráveis, e estão no limite urbano, portanto, na periferia da vila de Arouca. Está muito próximo de casas e o que nós estamos a fazer é uma defesa perimétrica às habitações", afirmou.

Já os incêndios de Águeda continuava àquela hora a apresentar uma situação "desfavorável, mas a ceder aos meios de combate", e o incêndio de Anadia/ Mealhada também estava "desfavorável", acrescentou.

O comandante operacional distrital de Aveiro adiantou que durante a madrugada continuava a haver casas em risco, uma situação que se deverá manter nas próximas horas, nomeadamente em Arouca.

"O incêndio rodou a vila de Arouca pelo lado norte e isso leva a que uma grande quantidade de casas esteja em risco", afirmou.

"O vento a leste é forte e a humidade relativamente baixa, o que dificulta muito as operações de combate. A previsão das próximas horas é de condições meteorológicas adversas", acrescentou.

José Bismarck disse ainda que de manhã está previsto um reforço de meios para combate ao incêndio florestal.

Por volta das 08:00, "estão previstos três grupos de combate, estão previstas três máquinas de rasto e eventualmente aviões de combate a incêndios", acrescentou.

"Ainda é muito cedo. A definição estratégica do empenhamento dos aviões é feita a nível de comando nacional e será feita de madrugada", concluiu.

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro ativou, na tarde de quarta-feira, o Plano de Emergência, face ao "elevado número" de incêndios que estão a lavrar no distrito.

FV (JEF) // MP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.