Ministra da Administração Interna queria “maior solidariedade” da União Europeia

Ministra da Administração Interna queria “maior solidariedade” da União Europeia
| Política
Porto Canal (IYM)

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano Sousa, disse esta manhã que esperava “maior solidariedade” de parceiro europeus face ao pedido de apoio de Portugal para combater incêndios. A Ministra esteve, esta quinta-feira, de visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Arouca.

Constança Urbano Sousa, responsável pela pasta da Administração Interna, mostrou-se insatisfeita com a resposta dos parceiros europeus face ao pedido de ajuda de Portugal para combater as chamas de todo o país.

"Estava à espera de uma maior solidariedade dos parceiros europeus", disse a Ministra, sublinhando que Marrocos respondeu prontamente ao pedido de auxílio, mesmo não sendo pertencente à União Europeia.

"Ontem [quarta-feira] à noite, às 19:30, falei com o ministro do interior marroquino e hoje de manhã já estavam os dois Canadair marroquinos a operar aqui em Castelo de Paiva", disse Constança Urbano Sousa, em visita a Arouca.

Portugal acionou o mecanismo europeu de proteção civil, na quarta-feira, e como ajuda espera-se um Candair italiano, estando já a voar em ‘céus portugueses’ dois Canadair espanhóis.

A Ministra da Administração Interna anunciou, na quarta-feira, ter sido acionado o protocolo bilateral estabelecido com a Federação Russa para a vinda de mais meios. Contudo, não especificou quantos são ou quando vão chegar.

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".