55 ME de prejuízos nos 208 edificios afetados no Funchal

| País
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, estimou hoje em 55 milhões de euros os prejuízos materiais provocados em bens privados e públicos no concelho pelos incêndios que deflagraram na segunda-feira.

O autarca falava na conferência de imprensa para fazer um balanço da dos incêndios no Funchal, que consumiram uma área superior a 500 hectares, mencionando que vai apresentar este primeiro levantamento de danos materiais na reunião que terá hoje com o primeiro-ministro, António Costa.

Segundo o responsável, neste primeiro levantamento feito em conjunto com as juntas de freguesia existem 208 edifícios públicos e privados afetados pelos fogos no concelho, estando 105 totalmente destruídos e 103 com danos parciais.

“Ainda não está apurada uma freguesia, São Gonçalo, onde ainda há uma frente ativa, São João Latrão”, referiu, apontando que a primeira estimativa de custos foi feita por georreferenciação.

“Calculamos que são 32 milhões de euros para a recuperação dos edifícios [privados] afetados”, disse Paulo Cafôfo, acrescentando que também se registam estragos em equipamentos e bens do município, como rede de água, estradas, escarpas, Parque Ecológico do Funchal e equipamentos dos bombeiros, avaliados em 23 milhões de euros.

Paulo Cafôfo destacou que situações extraordinárias exigem “soluções extraordinárias”, pelo que vai pedir ajuda a António Costa em relação à totalidade do valor dos danos.

“E vamos com certeza pedir ajuda ao Governo da República, mas também à União Europeia. Todas as fontes de financiamento e verbas que possam ser canalizadas para a recuperação e para a normalização da vida das pessoas, vamos exigi-las e requerê-las”, declarou.

O autarca defendeu que esta ajuda deve ser canalizada “o mais rápido possível”, pelo que vai exigir que “haja celeridade e que não se percam nos gabinetes, na burocracia, porque a vida tem de continuar”.

Paulo Cafôfo salientou que a situação financeira do município do Funchal “é difícil”, pelo que não pode acudir a todas as necessidades decorrentes desta tragédia.

Os incêndios que deflagraram na segunda-feira do Funchal – e que continuam a afetar a ilha da Madeira - provocaram três vítimas mortais e cerca de mil desalojados provisórios.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.