Passadiços do Paiva 'não escapam' ao incêndio de Arouca

| Norte
Porto Canal (IYM)

Os Passadiços do Paiva, em Arouca, arderam esta manhã cerca de 500 metros, devido ao incêndio que lavra em Arouca, desde segunda-feira à tarde. Em setembro de 2015 os Passadiços foram também afetados por um incêndio que causou vários estragos.

Os Passadiços do Paiva arderem cerca de 500 metros, esta manhã, entre a ponte de Alvarenga e Aguilheiras. O fogo de Arouca está a ser movido por ventos na ordem dos 80 km/h provocando dificuldades acrescidas ao bombeiros que estão a combater as chamas.

O Porto Canal tentou obter informações junto do responsável da Proteção Civil da Câmara Municipal de Arouca, mas o “momento de aflição” que se vive impede os meios de socorro de prestarem declarações. Contudo, o Jornal de Notícias adianta que já ardeu uma casa durante a noite no concelho e que a população está preocupada com o aproximar das chamas.

"Viveram-se momentos de pânico, com as chamas a descerem até muito perto da vila", disse José Gonçalves, comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca. "Este fogo é muito pior que o de 2005, que também andou muito perto da vila", acrescentou.

Ao início da madrugada o Presidente da Câmera Municipal de Arouca, José Artur Neves, disse ao diário que o cenário era “dantesco”, e que os 150 quilómetros que percorreu dentro do concelho mostravam “tudo rodeado de chamas”.

Neste momento, segundo o que foi possível apurar junto dos Bombeiros Voluntários de Arouca, há casas em risco na localidade de Além do Ribeiro, em Canelas.

Os Passadiços do Paiva foram, há um ano, afetados por um incêndio que obrigou ao fecho da zona turística por vários meses.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.