Seguradora que queria Novo Banco aumenta oferta por rede hoteleira norte-americana

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 29 mar (Lusa) - A seguradora Anbang, que foi apontada como candidata à compra do Novo Banco, melhorou a oferta pela rede hoteleira Starwood, posicionando-se para fechar o maior investimento de sempre de uma empresa chinesa nos Estados Unidos da América.

O consórcio liderado pela Anbang, que inclui ainda o grupo privado de investimento norte-americano JC Flowers & Co e o chinês Primavera Capital Group, reviu em alta a sua oferta, para 14 mil milhões de dólares (82,75 dólares por ação), anunciou o Starwood em comunicado.

A concretizar-se, será o maior investimento de sempre de uma empresa da China nos Estados Unidos da América, depois de em 2013 o produtor de carne de porco chinês WH Group ter pagado 7,1 mil milhões de dólares pela Smithfield Foods.

A nova proposta supera a da gigante norte-americana Marriott International (79,53 dólares por ação), que esteve perto de anunciar um acordo para a fusão com o grupo dono das marcas Sheraton e Westin na semana passada.

Num outro comunicado, a Marriott reafirmou o seu compromisso para a aquisição do Starwood: "Estamos confiantes de que o acordo de fusão anunciado anteriormente é a melhor direção para ambas as empresas", informou.

A empresa advertiu ainda os acionistas da Starwood para a capacidade da Anbang em concluir a transação, "com particular foco na capacidade de financiamento do consórcio e do calendário para todas as aprovações regulatórias necessárias".

Criada em 2004, com sede em Pequim, a Anbang tem mais de 30 mil trabalhadores e ativos no valor de 227 mil milhões de euros, segundo o seu 'site' oficial.

Em 2014, tornou-se mundialmente famosa ao comprar o icónico hotel de Nova Iorque Waldorf Astoria, por 1.950 milhões de dólares, considerada a maior venda de sempre no setor hoteleiro dos EUA.

Em agosto passado, não conseguiu chegar a acordo com o Banco de Portugal para a compra do Novo Banco, numa corrida em que participaram também os chineses do Fosun e o fundo de investimento norte-americano Apollo.

JOYP // MP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.