Supervisor vai 'correr' mundo para vender Novo Banco

Supervisor vai 'correr' mundo para vender Novo Banco
| Economia
Porto Canal (MYF)

Sérgio Monteiro, supervisor do Novo Banco, vai fazer um ‘roadshow’, na segunda quinzena deste mês, pelas praças financeiras da Europa e da América do Norte, como Londres e Nova Iorque, com o intuito de atrair investidores para o processo de venda do Novo Banco. O objetivo passa pela venda direta da instituição bancária a investidores institucionais ou então pela dispersão de capital em bolsa, numa operação a realizar até ao mês de julho, apurou o jornal Económico.

Todo este processo reflete-se na necessidade de o Governo português cumprir com os seus compromissos com a Comissão Europeia. Tudo indica que Bruxelas tenha autorizado o alargamento do prazo para a venda do Novo Banco até Agosto de 2017, em troca de uma prova de esforço que demonstre o compromisso do Estado em vender a instituição de transição que herdou os ativos saudáveis do antigo BES.

Esta prova de esforço deverá ser cumprida até Julho de 2016 e pode passar pela venda de uma parte do capital do Novo Banco, que poderá ser realizada diretamente com investidores institucionais ou com uma dispersão em bolsa, apurou o Económico.

Com este ‘roadshow’, Sérgio Monteiro vai manter contactos com potenciais investidores para os dois cenários, incluindo fundos de investimento e grandes bancos internacionais. Nos últimos meses, o Banco de Portugal tem mantido contactos informais com vários potenciais interessados na compra do Novo Banco,nomeadamente grandes instituições bancárias espanholas como o Santander.

erá menos margem de manobra na condução e no desfecho do processo de venda do Novo Banco, dado que a autoridade de resolução é agora o Banco Central Europeu. Neste contexto, o BdP será apenas o gestor do processo de venda, prestando esse serviço ao Fundo de Resolução. O que significa que terá menor margem de manobra para decidir o desfecho da operação, em comparação com a primeira tentativa de venda.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.