Conselho do Atlântico Norte reitera determinação de combate ao terrorismo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 23 mar (Lusa) -- O Conselho do Atlântico Norte reiterou hoje a determinação da organização na "prevenção e derrota do terrorismo" e declarou a sua solidariedade para com a Bélgica, após os atentados terroristas de terça-feira, em Bruxelas.

"Estamos resolutos na nossa determinação de impedir e derrotar o terrorismo. Conseguiremos isto mantendo-nos juntos, como uma sociedade aberta e como democracias", segundo um comunicado do órgão do Tratado da Organização do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa).

O Conselho do Atlântico Norte sublinha que "Bruxelas é a sede da NATO e a capital da Bélgica e da Europa" e "é também um símbolo de uma Europa unida, livre e em paz", condenando os ataques terroristas e apresentando as condolências às vítimas.

O Conselho vinca que os países da NATO irão defender os seus "valores perante os atos insensíveis daqueles que tentam atacá-los".

"Estamos solidários com a Bélgica", sustena o Conselho do Atlântico Norte, órgão em que cada membro da NATO está representado.

Pelo menos 14 pessoas morreram nas duas explosões no aeroporto de Zaventem na terça-feira. Na estação de metropolitano de Maelbeek, a apenas 200 metros da sede da Comissão Europeia, uma terceira explosão provocou a morte a pelo menos 20 pessoas. No total são calculados mais de 200 feridos.

IG // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.