BE fala de orçamento mais escrutinado e negociado e acusa PSD de ser inútil ao país

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 mar (Lusa) - A deputada bloquista Mariana Mortágua afirmou hoje que o orçamento que o BE vai aprovar, apesar de insuficiente, foi melhorado pelo parlamento, sendo "o mais escrutinado, debatido e negociado", acusando o PSD de ser "absolutamente inútil ao país".

Na intervenção antes da votação final global o Orçamento de Estado para 2016 (OE2016), Mariana Mortágua afirmou que "o orçamento que hoje será aprovado com o voto do Bloco de Esquerda teve um rascunho inicial e muitas propostas de alteração" e "foi piorado pela Comissão Europeia e melhorado, depois, pela Assembleia da República".

"Sabendo das dificuldades deste Orçamento - pela parte do Bloco, nunca escondemos as suas insuficiências - há duas coisas que ninguém pode negar: em primeiro lugar, este foi o orçamento mais escrutinado, mais debatido e negociado, da nossa história recente", disse, enfatizando ainda que pela "primeira vez, em cinco anos, que a Assembleia da República aprovará um orçamento totalmente em acordo e respeito pela Constituição".

Na opinião da deputada do BE, "neste processo orçamental o PSD não provou apenas ser absolutamente inútil ao país", mas "ficou claro que só tem agressividade onde lhe falta razão, que despreza a obrigação de representar os seus eleitores e acha que a política só vale uma pirraça".

"Estas escolhas implicam por isso os debates mais difíceis sobre o que fazer com este sistema financeiro, disputado por Espanha e Angola, e como garantir a sustentabilidade da dívida. Os grupos de trabalho acordados entre o Bloco e o Partido Socialista permitirão, num prazo de seis meses, avançar nas respostas sobre estes temas essenciais", adiantou ainda.

JF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.