Despesas com pessoal são quase 70% do orçamento da Educação

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 fev (Lusa) -- As despesas com pessoal assumem um peso de quase 70% do total da despesa no ensino básico e secundário em 2016, prevendo-se um gasto de 4.086,3 milhões de euros, segundo a proposta de Orçamento do Estado hoje entregue.

Com um orçamento total de 5.843,3 milhões de euros, as despesas com pessoal representam 69,9% dos gastos.

Seguem-se as transferências correntes, essencialmente para o ensino particular e cooperativo, e ensino pré-escolar, que deverão absorver 14,5% do orçamento destinado ao ensino básico e secundário e administração escolar.

No que toca às despesas de capital, as obras de requalificação das escolas absorvem a maior fatia, com uma verba de 88,7 milhões de euros para obras a realizar pela Parque Escolar EPE.

O total de despesa de capital ascende aos 111,3 milhões de euros, representando 5,7% do total da despesa destinada ao ensino básico e secundário e administração escolar.

No âmbito do Instituto Português do Desporto e da Juventude estão previstas obras em infraestruturas do Centro Desportivo Nacional do Jamor e outros investimentos em despesas de capital num total de cerca de 4,9 milhões de euros, refere ainda a proposta de Orçamento do Estado hoje entregue no parlamento.

O orçamento para o ensino básico e secundário e administração escolar passa agora a incluir as pastas da Juventude e Desporto, antes na alçada de uma Secretaria de Estado tutelada pela Presidência do Conselho de Ministros.

Comparando com o documento do ano anterior surge um novo item de despesa por medidas do programa do ensino básico e secundário, que se destina a "Desporto, Recreio e Lazer", com uma verba programada de 90,9 milhões de euros, o que representa 1,5% do total da despesa prevista para o ensino básico e secundário e administração escolar.

O orçamento para o ensino básico e secundário e administração escolar para 2016 foi reduzido em 1,4%, perdendo 82 milhões de euros face ao ano anterior, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2016.

IMA/SIM//GC

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.