Segurança: 57 detidos em jogos de futebol profissional na última época

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mar (Lusa) -- A PSP deteve 57 cidadãos e registou 801 incidentes em jogos de futebol de competição profissional, realizados na última época desportiva, refere o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2014, hoje entregue no parlamento.

O documento, que cita dados do Ponto Nacional de Informações de Futebol da PSP, adianta que a maioria dos 801 incidentes estava relacionada com a posse e uso de artefactos pirotécnicos, desordem entre adeptos e vandalismo.

A PSP identificou ainda 460 cidadãos nas competições profissionais de futebol realizadas em Portugal na última época, designadamente primeira liga, taça da liga e competições da UEFA.

Segundo o RASI de 2014, foram realizados 49.165 policiamentos especiais no âmbito da segurança a eventos desportivos, praticados quer em recintos desportivos quer na via pública, sendo o futebol a modalidade que representou mais de 50 por do total do policiamento.

No total, estiveram envolvidos 178.379 elementos das forças de segurança no policiamento aos eventos desportivos.

No ano passado, realizaram-se 1.866 manifestações, tendo a PSP, GNR e Polícia Marítima envolvido 16.521 elementos policiais para garantir a "segurança dos intervenientes, regularização do trânsito, prevenção geral e manutenção da ordem pública".

A maioria das manifestações realizaram-se na área da PSP, que policiou 1.289 protestos.

As manifestações diminuíram mais de um terço em 2014, face a 2013, ano que em se registaram 2.859.

A criminalidade violenta e grave desceu 5,4 por cento, em 2014, segundo o RASI hoje entregue na Assembleia da República.

De acordo com o documento, que apresenta os principais resultados da criminalidade e atividade das forças e serviços de segurança, no ano passado registaram-se 19.061 casos de criminalidade violenta e grave, menos 1.086 do que em 2013.

CMP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.