Segurança: RASI destaca participação de portugueses a combater na Síria e Iraque

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mar (Lusa) -- O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2014 indica que há "uma tendência de participação" de alguns portugueses em atividades de redes terroristas como combatentes e no recrutamento e encaminhamento de elementos para a Síria e Iraque.

"A região síria-iraquiana confirmou-se em 2014 como principal palco da jihad internacional, particularmente na sequência da ascensão regional do grupo estado islâmico e do elevado contingente oriundo da Europa a combater naquela região, entre os quais se contam alguns cidadãos portugueses e luso-descendentes", refere o documento que hoje foi entregue na Assembleia da República.

O RASI adianta que apesar de, até ao momento, os dados disponíveis não revelarem "um envolvimento sistemático" de portugueses em palcos da jihad internacional, assiste-se a "uma tendência de participação de alguns concidadãos, na sua maioria convertidos, em atividades de redes terroristas transnacionais".

Segundo o RASI, os portugueses atuam nas redes terroristas como combatentes ou em domínios de recrutamento e encaminhamento de elementos para a Síria ou para o Iraque.

No capítulo dedicado às "ameaças globais à segurança", o documento refere também que foi mantida, em 2014, "a monitorização de questões associadas ao terrorismo separatista no espaço europeu, visando municiar as forças e serviços de segurança nacionais, de informações e pontos de situação que favorecessem a deteção de potenciais atividades desenvolvidas em Portugal".

O RASI, que classifica o terrorismo como uma das "principais preocupações securitárias no espaço europeu", indica ainda que esta ameaça exige uma "articulada correlação de esforços das forças e serviços de segurança" nacionais e internacionais, tendo em conta que é de "natureza difusa, imprevisível e de difícil contenção".

No âmbito dos extremismos ideológicos em 2014, o documento dá conta da existência de movimentos da extrema-direita, que continuam a destacar-se pelo "incremento das atividades do movimento skinhead neonazi".

"Alguns dos seus setores tentaram explorar, sem grande sucesso ou impacto, potenciais sentimentos anti-islâmicos, criando uma associação indevida com as ações terroristas jihadistas", lê-se no RASI.

A criminalidade violenta e grave desceu 5,4 por cento, em 2014, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), hoje entregue na Assembleia da República.

De acordo com o relatório, que apresenta os principais resultados da criminalidade e atividade das forças e serviços de segurança, o ano passado registaram-se 19.061 casos de criminalidade violenta e grave, menos 1.086 do que em 2013.

CMP //GC

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.