Segurança: Menos roubos em farmácias, casas, ourivesarias e viaturas em 2014

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mar (Lusa) -- Os roubos em farmácias, ourivesarias, postos de abastecimento de combustível, viaturas, residências e transporte de valores, e furto de metais não preciosos diminuíram em 2014, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) entregue hoje no parlamento.

Os crimes de furto/roubo a ATM foram, entre os crimes cometidos contra o património, os únicos a aumentar em 2014, tendo-se verificado um aumento de 37,2 por cento dos casos (mais 29 que em 2013), revela o RASI.

O distrito de Lisboa "destaca-se pelo elevado índice de incidência de casos registados, representando aproximadamente 48% do total de registos em território nacional", lê-se no documento.

De acordo com o RASI, os roubos a farmácias registaram 56 casos participados (menos 32 casos), o que representa uma diminuição de 36,4% face a 2013.

Trata-se de uma diminuição que consolida a tendência observada para o período 2010-2014, segundo o relatório.

O crime de roubo em farmácias continua a apresentar maiores índices de participação nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, representando 84% do total de participações.

No que respeita a roubos em ourivesarias, em 2014 registaram-se 46 casos, o que representa uma "diminuição bastante acentuada, de 48,9% (menos 44 casos), mantendo-se a descida observada no ano anterior".

Os distritos de Lisboa e Porto mantêm-se como sendo os de maior índice de concentração de participações, sendo estes dois distritos responsáveis por mais de metade dos total das participações em território nacional.

Os crimes de roubo a postos de abastecimento de combustível, com 159 participações registadas, sofreram uma diminuição de 32,9% em relação ao ano anterior.

Lisboa, Porto e Braga foram os distritos responsáveis por 63% do total de participações em território português.

Relativamente aos crimes de roubo de viatura, registaram-se 166 participações (menos 75 que em 2013) em 2014, o que representa num decréscimo de 31,1% dos casos.

Segundo o RASI, em 2013 este tipo de crime também tinha diminuído, verificando-se uma tendência de decréscimo no período 2010-2014.

Os distritos de Lisboa e Porto foram responsáveis por 65% do total das participações.

Quanto aos crimes de roubo em residência, foram participados 731 em 2014 (menos 117 casos que em 2013), o que representa uma diminuição de 13,8%. Já no ano passado se tinha verificado uma diminuição semelhante à registada este ano.

Lisboa concentrou 35% das participações que, juntamente com os distritos de Porto, Setúbal, Faro e Leiria determinaram um nível de incidência de 72%.

Também os roubos de transporte de valores sofreram uma diminuição de 15% relativamente a 2013, com menos três casos registados, verificando-se uma tendência de decréscimo no período 2010-2014.

Quanto ao furto de metais não preciosos, registaram-se 8.448 ocorrências em 2014 (menos 4.974 casos), o que significa uma diminuição de 37,1%. Desde 2012, altura em que este tipo de crime foi autonomizado, que se verifica uma diminuição, refere o documento.

Os distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém -- seguidos dos de Aveiro e Porto -- são responsáveis por 61% deste tipo de crimes.

Globalmente, a criminalidade violenta e grave desceu 5,4 por cento, em 2014, segundo o RASI.

De acordo com o relatório, que apresenta os principais resultados da criminalidade e atividade das forças e serviços de segurança, o ano passado registaram-se 19.061 casos de criminalidade violenta e grave, menos 1.086 do que em 2013.

CP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.