Segurança: Mais haxixe apreendido em 2014 mas menos heroína e 'ecstasy'

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mar (Lusa) -- A quantidade de haxixe apreendido no ano passado foi quatro vezes superior a 2013, mas diminuíram as apreensões de heroína e de 'ecstasy', indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), hoje entregue no parlamento.

No ano passado, foram apreendidos 32.848 quilos de haxixe (8.685, em 2013), 3.738 de cocaína (2.445, em 2013), 35 de heroína (55 em 2013) e 6.739 unidades de 'ecstasy' (14.633 em 2013). Ao todo registaram-se, em 2014, cerca de 5.000 apreensões e foram feitas 4.287 detenções (4.310 no ano anterior).

De acordo com o documento, 2014 não registou "alterações significativas" na deteção de novas tendências ou recurso a novas formas de tráfico de droga. A heroína e o 'ecstasy' chegam a Portugal essencialmente proveniente de Espanha e da Holanda (via terrestre e aérea), e a cocaína e o haxixe chegam essencialmente por mar via América do Sul e África, respetivamente, funcionando Portugal como "país de trânsito".

Dos detidos, apenas 448 eram do sexo feminino, tendo a grande maioria desses detidos mais de 21 anos. Os números indicam ainda que, no ano passado, e no âmbito do tráfico de drogas, foram apreendidos 2.450 telemóveis, 134 armas, 15 barcos, 297 automóveis ligeiros e quase um milhão de euros, a que se soma 30 mil euros em moeda estrangeira.

Das principais apreensões, por droga e por origem, destacam-se as de cocaína, com origem no Brasil, de heroína, com origem em Espanha e na Holanda, mas também alguma da Índia e da Indonésia, e do 'ecstasy' com origem em Espanha, na Holanda e também em Israel. A 'cannabis' chegou a Portugal via Marrocos, mas também em grande quantidade proveniente de Espanha.

O que fez disparar os números sobre 'cannabis' foi uma apreensão daquela droga que tinha como origem Marrocos e, como destino, a Líbia (quase 20 toneladas). No fim de novembro do ano passado, a PJ anunciou a detenção de 11 pessoas e a apreensão das 20 toneladas transportadas no interior de um pesqueiro português, no Mediterrâneo.

O relatório hoje divulgado indica que a criminalidade violenta e grave desceu 5,4 por cento em 2014. O documento, que apresenta os principais resultados da criminalidade e atividade das forças e serviços de segurança, salienta que, no ano passado, se registaram 19.061 casos de criminalidade violenta e grave, menos 1.086 do que em 2013.

FP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.