Citius inoperacional obrigou a interromper megajulgamento em Guimarães

Citius inoperacional obrigou a interromper megajulgamento em Guimarães
| Política
Porto Canal

A inoperacionalidade da plataforma informática Citius e do sistema alternativo de gravação alternativo obrigou hoje à interrupção, no Tribunal de Guimarães, do julgamento de um megaprocesso por tráfico de droga, informou fonte judicial.

Segundo a fonte, na audiência de hoje, a primeira do caso, o tribunal limitou-se à identificação dos 19 arguidos no processo, cinco dos quais estão em prisão preventiva.

O tribunal propôs-se ainda ler as 140 páginas da acusação, mas o procedimento acabaria por ser dispensado pelos advogados envolvidos no processo.

Face à inoperacionalidade não só da plataforma informática de suporte à atividade dos tribunais (Citius), resultante da reorganização do mapa judiciário, mas também do sistema alternativo de gravação do próprio tribunal, o julgamento foi interrompido, sem que tivesse sido ouvido qualquer um dos arguidos ou das testemunhas.

Foi marcada nova audiência para quarta-feira.

Na sexta-feira, a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) pediu a todos os utilizadores da plataforma de suporte à atividade dos tribunais Citius para não praticarem "quaisquer atos" naquele sistema informático, nomeadamente gravações.

Em nota dirigida aos administradores judiciários, a que a agência Lusa teve acesso, a DGAJ recomendava ainda a salvaguarda, "em sistema digital autónomo", de todos os atos praticados após 01 de setembro.

Os arguidos do julgamento hoje adiado em Guimarães foram detidos em dezembro de 2013 pela GNR, numa operação que envolveu 25 buscas em casas, armazéns e viaturas naquele concelho e no de Braga.

A operação resultou na apreensão de 12.500 doses de haxixe, 300 doses de cocaína, 25 doses de heroína e 100 gramas de liamba, além de material relacionado com o crime de tráfico de produtos estupefacientes, como balanças de precisão, objetos de corte, embalagens e "avultadas" quantias de dinheiro.

Foram ainda aprendidas duas armas de fogo e diversas munições.

Os detidos têm idades entre os 27 e 67 anos.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.