Ministra da Justiça admite que falhas no Citius eram expectáveis no arranque da reforma

Ministra da Justiça admite que falhas no Citius eram expectáveis no arranque da reforma
| Política
Porto Canal

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, afirmou hoje que os problemas que estão a afetar o acesso à plataforma informática Citius eram expectáveis e era impossível evitá-los.

"Não deixávamos de esperar falhas num sistema informático, acontece sempre. Não há sistemas informáticos que não tenham problemas, sobretudo no arranque", afirmou a governante, no programa "Grande Entrevista", da RTP Informação.

Paula Teixeira da Cruz recordou já ter dito que a reforma não seria prejudicada "em função de algum percalço que sucedesse" e insistiu que as situações concretas detetadas têm de ser resolvidas.

Questionada pelo jornalista Vítor Gonçalves, a ministra considerou "impossível" que os problemas pudessem ter sido resolvidos previamente.

Os problemas que estão a afetar o acesso à plataforma informática Citius motivaram queixas por parte da Associação Sindical dos Juízes Portugueses e do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, que pediram hoje explicações ao ministério, ao terceiro dia da entrada em vigor do novo mapa judiciário.

Na entrevista, Paula Teixeira da Cruz reiterou a intenção de avançar com a proposta que permite que quem exerça responsabilidades parentais sobre menores de 16 anos possa aceder à informação sobre a identificação criminal de pessoas condenadas por crimes sexuais contra menores.

"Para mim é uma questão chave", afirmou, destacando que a taxa de reincidência "é tremenda".

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.