Principal arguido em megaprocesso de Guimarães confessa tráfico mas só de haxixe

| Norte
Porto Canal com Lusa

O principal arguido num megaprocesso por tráfico de droga que está a ser julgado em Guimarães confessou hoje que se dedicou àquela atividade desde meados de 2012, mas garantiu que apenas negociava haxixe.

Em relação à cocaína, que também consta na acusação, aquele arguido, de 29 anos, disse que apenas comprava para consumo próprio, admitindo que efetuava cedências "pontuais" a quem lhe pedia.

Negou também tráfico de liamba.

O Ministério Público acusa-o de se dedicar à compra e venda de cocaína, haxixe e liamba, desde data não concretamente apurada de 2008.

O arguido assumiu ainda que, a pedido dele, a namorada o ajudou no tráfico, mas negou o envolvimento de uma tia na atividade.

As duas mulheres também são arguidas no processo.

No total, o processo tem 19 arguidos, cinco dos quais estão em prisão preventiva.

Os arguidos foram detidos em dezembro de 2013 pela GNR, numa operação que envolveu 25 buscas em casas, armazéns e viaturas nos concelhos de Guimarães e de Braga.

A operação resultou na apreensão de 12.500 doses de haxixe, 300 doses de cocaína, 25 doses de heroína e 100 gramas de liamba, além de material relacionado com o crime de tráfico de produtos estupefacientes, como balanças de precisão, objetos de corte, embalagens e "avultadas" quantias de dinheiro.

Foram ainda aprendidas duas armas de fogo e diversas munições.

Os detidos têm idades entre os 27 e 67 anos.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.