Gondomar "disponível" para "articular" com câmaras vizinhas solução para a STCP

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 13 ago (Lusa) - O presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, disse hoje estar "disponível para articular" com as várias autarquias do Porto uma solução de subconcessão da STCP, mas tendo a garantia de que o Governo "assume o passivo da empresa".

"A câmara de Gondomar está disponível para dialogar e reunir porque as questões de mobilidade são muito importantes e somos muito sensíveis a esta matéria. Partindo do pressuposto, e isto para Gondomar é fundamental, de que o Governo faz no Porto o mesmo que em Lisboa, que é assumir o ónus e o passivo da empresa", disse Marco Martins.

O presidente da câmara de Gondomar falava à agência Lusa a propósito do anúncio da Câmara do Porto de que vai concorrer, através de uma empresa municipal, à subconcessão STCP e irá apresentar uma "proposta sustentável" que melhor adeque a oferta da rede à procura dos cidadãos.

Quanto aos municípios vizinhos, por onde também circulam transportes da STCP, o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, aceitou a hipótese de as mesmas poderem entrar juntamente com a autarquia à qual preside na subconcessão, mas admitiu que tal diálogo ainda não existiu.

Explicou ainda que o conceito de rede pretendido visa articular "todas as antenas", ou seja "as ligações com outros municípios em corredores previamente definidos".

"Antes de mais este concurso não é aquilo que os autarcas queriam. O que os autarcas queriam, e foi isso que o Conselho Metropolitano aprovou, era que em cada território, cada autarca pudesse definir a rede que passa no seu concelho, sem prejuízo dela depois ser articulada do ponto de vista supramunicipal", reagiu o presidente da câmara de Gondomar.

Mas, para Marco Martins, "dado que o Governo avançou em outro sentido", não existe "mal nenhum em que as autarquias se possam candidatar ao concurso": "Mas acho que deve ser feito em conjunto e aquilo que sei da câmara do Porto é pelos jornais", admitiu o autarca de Gondomar.

"Ou a câmara do Porto tem alguma informação privilegiada de que o Governo vai alterar o caderno de encargos no sentido da STCP servir só o Porto, como chegou a ser ventilado ainda que sem garantia. Ou então há uma precipitação porque esta hipótese teria lógica se fosse feita articuladamente", acrescentou Marco Martins.

O concurso lançado na sexta-feira abrange as concessões da Metro do Porto e da STCP, mas as respetivas adjudicações poderão ser feitas em conjunto ou em separado, isto é, poderá ou não ser o mesmo operador a gerir as duas redes de transportes.

PYT (LIL) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.

'Simplex' urbanístico veio sobrecarregar técnicos, defendem vereadores de autarquias do Norte

Os vereadores do urbanismo das câmaras de Braga, Porto e Vila Real realçaram esta terça-feira que as principais alterações patentes no 'simplex' da habitação acabaram por sobrecarregar os técnicos com trabalho e responsabilidade, pedindo correção de normas incorretas.