Trabalhadores da STCP criticam "reação tardia" da Câmara do Porto sobre concessão

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 13 ago (Lusa) -- A comissão de trabalhadores da STCP lamentou hoje que a Câmara do Porto só tome posição sobre a concessão da empresa após lançamento do concurso, enquanto a tutela se escusa a comentar uma anunciada entrada da autarquia na corrida.

"Estando um concurso público internacional em curso, a tutela entende não ser apropriado fazer qualquer comentário a manifestações de interesse ou concorrentes específicos", disse à agência Lusa fonte oficial da secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, na sequência da notícia de hoje do jornal Público que aponta a Câmara do Porto como estando "na corrida à concessão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto" (STCP).

Segundo o Público, "o executivo liderado por Rui Moreira já levantou o caderno de encargos, aprovado na passada sexta-feira, e considera que a melhor maneira de defender os interesses dos clientes da empresa é levar para a esfera municipal a gestão do serviço, tendo em conta que se trata de um monopólio, na cidade, e que a rede colocada a concurso 'não serve da melhor maneira' os portuenses".

Já a comissão de trabalhadores (CT) da STCP lamentou, em declarações à Lusa, "que a posição da Câmara do Porto só venha depois de o concurso ser publicado" em Diário da República -- o que aconteceu na passada sexta-feira -- recordando que os trabalhadores "têm vindo a denunciar há imenso tempo" que o processo foi "mal estruturado" e têm "estranhando o silêncio" da Câmara do Porto.

"Lamentamos que só depois de o concurso ser publicado, a Câmara do Porto venha agora dizer que não defende os interesses das populações", afirmou Pedro Silva, acrescentando que, "apesar de ter sido uma reação tardia, ainda vai a tempo de empancar isto ou, pelo menos, de adiar o concurso até que sejam realizados estudos prévios".

Quanto à possibilidade de a autarquia vir a ganhar o concurso e assumir a gestão do serviço da STCP, a CT considera que "do mal o menos".

Reunidas na terça-feira, a CT e as demais organizações representativas dos trabalhadores (ORT) da STCP lamentaram, em comunicado, "a tomada de posição por parte da tutela, do conselho de administração e dos responsáveis políticos da Área Metropolitana do Porto no que concerne à concessão da STCP", denunciando que "não foram tidas nem achadas quanto a este procedimento concursal".

Considerando "imperativo que a concessão seja imediatamente suspensa até que seja provado que a eventual concessão acrescentará melhoria ao atual ao serviço público prestado pela STCP aos utentes da Área Metropolitana do Porto", as ORT da empresa dizer ter solicitado na terça-feira uma reunião "com caráter de urgência" ao conselho de administração, "indicando como data limite o próximo dia 22 de agosto".

"Na falta de resposta a esta pretensão, as ORT ver-se-ão obrigadas a enveredar por outras medidas que entendam adequadas, nomeadamente pelo recurso à greve", sustentam.

Para as organizações dos trabalhadores, impõe-se "um adequado estudo, com a participação de todas as instituições com autoridade em matéria de transportes, para, juntamente com as ORT, se avaliar, constatar e garantir a qualidade de prestação do serviço de transporte público de passageiros aos utentes, nomeadamente em mobilidade, preço de transporte e no contributo para o desenvolvimento económico e social da Área Metropolitana do Porto, bem como do futuro próximo dos trabalhadores" da STCP.

O concurso lançado na sexta-feira abrange as concessões da Metro do Porto e da STCP, mas as respetivas adjudicações poderão ser feitas em conjunto ou em separado, isto é, poderá ou não ser o mesmo operador a gerir as duas redes de transportes.

Conforme adiantou na sexta-feira o representante do Conselho Metropolitano do Porto no conselho de administração da Metro do Porto e presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, os prazos estabelecidos prevê que até ao final deste ano esteja feita a adjudicação.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, fez saber que falará, hoje, à tarde, aos jornalistas sobre a concessão da STCP, à margem de uma iniciativa da autarquia.

PD // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.