PS/Porto diz que interesse público fica por salvaguardar na concessão de STCP e Metro

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 ago (Lusa) - O presidente da Distrital PS/Porto, José Luís Carneiro, afirmou hoje que questões relacionadas com o interesse público e com os interesses dos trabalhadores "não estão salvaguardadas" no atual processo de concessão dos transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Depois de enumerar os passos dados pelo Governo no processo de lançamento do concurso de subconcessão das empresas Metro do Porto e Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), Carneiro falou nas "questões que não estão salvaguardadas".

Para o líder socialista do Porto faltam "estudos de mobilidade", os quais deveriam fundamentar o caderno de encargos relativo à definição do interesse público".

O responsável recordou, a este propósito, que o Tribunal de Contas (TdC) apontou esta situação como "um dos graves erros do Governo" neste processo.

José Luís Carneiro também questionou a "defesa dos interesses dos trabalhadores do distrito do Porto" e prometeu "acompanhar com detalhe tudo o que vier a passar-se" quer junto das comissões de trabalhadores, quer junto dos sindicatos.

"Assumimos um compromisso para o futuro que é: merecendo a confiança dos portugueses e o PS sendo Governo [referindo-se às Legislativas de 2015], mandarmos avaliar o modo como está a ser cumprido o interesse público (...). Procurar garantir e acompanhar o modo como os interesses legítimos dos trabalhadores estão a ser salvaguardados", disse o líder do PS/Porto.

José Luís Carneiro falava aos jornalistas na sessão em que formalizou - com cerca de mil assinaturas, sendo obrigatório apresentar cem - a sua recandidatura à Distrital socialista do Porto, altura em que vincou que "não foi feito nenhum pacto" para que a sua lista seja única.

"O que existe é um reconhecimento de uma ampla maioria do Distrito do Porto da qualidade do trabalho realizado até aqui. Que se desfaça de uma vez por todas essa ideia de que foi feito um pacto", sublinhou carneiro acrescentando que "hoje é dia 12 e até dia 15 é possível apresentar candidaturas".

Uma vez que a Distrital socialista do Porto ser apoiante, no que diz respeito à disputa nacional do PS, de António José Seguro, questionado sobre a hipótese de António Costa, candidato às Primárias PS de 28 de setembro, ganhar ao atual secretário-geral socialista, José Luís Carneiro escusou-se a responder diretamente.

"Como se sabe nós temos uma legitimidade própria. O líder distrital não é nomeado por nenhum secretário-geral, é eleito pelos militantes (...). Todos sabem qual é a minha posição, simpatia e convicção (...). Assumirei todas as minhas responsabilidades", disse.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).